Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI

Tecnologias de Informação com ênfase em Java, Android, Banco de Dados Oracle/PgSQL/MySQL, Linux entre outras – UFMS Câmpus de Ponta Porã

mar

15

Detector de Pragas com recursos de visão computacional para Android

By Robson Soares

Tenho um projeto de pesquisa chamado Detector de Pragas Móvel, ele é um projeto inovador para pesquisa e aplicação em agronegócio, coordenado por mim (Prof. Robson Soares Silva da UFMS de Ponta Porã) e desenvolvido pelo aluno de Ciência da Computação Willians Magalhães Primo, tem por objetivo indicar a possibilidade da existência de determinadas pragas e as principais características das mesmas. A pesquisa terá a duração de 1 ano e permite detectar doenças através de imagens, usando algoritmos avançados de visão computacional, e estaremos aumentando a base de imagens e a precisão de detecção.

Computação Móvel + Visão Computacional + Agronegócio => Detector de Pragas Móvel

A pesquisa terá a duração de 1 ano, onde construímos uma primeira versão para ser utilizado pelos produtores rurais e termos um retorno sobre a sua aplicação com as doenças inicialmente implementadas, e está disponível para download em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ufms.cppp.detectordepragas.

No momento o aplicativo está programado para indicar a possibilidade de dois tipos de pragas para a soja (olho de rã e ferrugem asiática), e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). A partir de agora estaremos aumentando o banco de doenças, para que ele possa em breve poder indicar a possibilidade de detectar as principais no país e outros lugares do mundo.

A Fábrica de Software faz um agradecimento especial ao Prof. Wesley Nunes Gonçalves que é referência aqui no CPPP para os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre visão computacional.

Assim o produtor rural deve procurar um especialista para ver se a suspeita é verdadeira ou não, pois podem existir situações onde determinadas imagens ainda não consigam ser detectadas totalmente pelo aplicativo.

O Brasil é líder mundial em agronegócio e acreditamos que com o retorno dos produtores rurais estaremos aprimorando os algoritmos para aumentar a atuação do aplicativo que prevemos até o final do ano ser uma referência nesta área, para detectar as doenças nas principais produções do país, já que nas nossas pesquisas ele é único no Brasil com este padrão de atuação e funcionamento.

4 Comentários até agora

bustin@usages.kiang” rel=”nofollow”>.…

thank you….

farnese@wrongdoing.lyricist” rel=”nofollow”>.…

tnx for info!!…

methode@bronchiolar.banter” rel=”nofollow”>.…

hello!…

rheum@detectors.swoop” rel=”nofollow”>.…

hello!!…