Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de maio, 2013.

mai

3

Câmpus de Ponta Porã lança Fábrica de Software

By Robson Soares

Olá pessoal,

Este é um momento muito especial onde fiz o lançamento de uma Fábrica de Software aqui na UFMS em Ponta Porã. Esta fábrica visa desenvolver diversos produtos de software e soluções de gestão para a demanda da cidade de Ponta Porã e também para outras regiões do país.

O lançamento contou com a palestra “Scrum para Gerenciar Projetos de Software”, proferida por mim e realizada ano auditório do câmpus. O evento abordou o EducaInglês, um software móvel para ensino de inglês, gratuito, no Android, para ser utilizado em Smartphones e Tablets.

Este lançamento foi colocado na primeira página do site oficial da UFMS, e nos deixou muito felizes aqui no campus de Ponta Porã. O link da notícia é: http://www-nt.ufms.br/news/view/id/2001

O EducaInglês foi desenvolvido no câmpus da Universidade e está disponível para download no Google Play, uma loja online para distribuição de aplicações, jogos, filmes, música e livros.

O EducaInglês traz 30 lições nesta primeira versão. “Estamos usando o Scrum para gerenciar as melhorias a serem feitas no mesmo e coordenar as atividades que estão sendo desenvolvidas”, afirma Robson. Segundo o professor Scrum nada mais é que um framework ágil voltado para gerenciamento de projetos de forma interativa e incremental, focado em entregas de valor par ao cliente, com forte visibilidade e rápida adaptação.

Os acadêmicos envolvidos no desenvolvimento do EducaInglês são: Cleidimar Viana, que trabalhou na etapa final com a nova interface, distribuição das lições, desenvolvendo os ajustes e também participando da parte documentacional e pesquisa para inclusão de novos recursos; e Arthur Moratto e Patrick Perosa que iniciaram o projeto e estão também participando da parte documentacional e pesquisa para inclusão de novos recursos. O símbolo da Fábrica de Software da UFMS/CPPP foi criado pelo acadêmico Ricardo Martins.

Para o diretor do câmpus, professor Amaury, “ações como essa poderão fortalecer a presença da UFMS no interior do estado e ainda favorecer a consolidação dos cursos da área e do Câmpus de Ponta Porã”.