Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de agosto, 2011.

ago

1

Tarefas do Scrum Master

By Robson Soares

O Scrum Master é o facilitador de uma equipe Scrum. É ele o responsável por:

A) proteger a equipe de interferências externas;
B) remover os impedimentos que surgem ao longo da sprint;
C) contruibuir de forma a manter a integridade da equipe; e
D) garantir o uso do Scrum.

O site ImpoveIT fez um resumo bem bacana do Scrum, como mostro a seguir: Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint.

Abraço a todos

Robson

ago

1

Desmistificando o Desenvolvimento Ágil de Software

By Robson Soares

Olá pessoal,

Alguns alunos meus me trouxeram essa dúvida de esclarecer o que é realmente o desenvolvimento ágil de Software, e vou tentar esclarecer aqui. Em 2001, Kent Beck e 16 outros notáveis desenvolvedores, produtores e consultores de software (conhecidos como Aliança Ágil) assinaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”. Eles declararam:

Estamos descobrindo melhores modos de desenvolvimento de software fazendo-o e ajudando outros a fazê-lo. Por meio desse trabalho passamos a valorizar:

1) Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas
2) Softwares funcionando em vez de documentação abrangente
3) Colaboração do cliente em vez de negociação de contratos
4) Resposta a modificações em vez de seguir um plano

Mas que fique claro que o “Manifesto Ágil” não rejeita os processos e ferramentas, a documentação, a negociação de contratos ou o planejamento, mas simplesmente mostra que eles têm importância secundária quando comparado com os indivíduos e interações, com o software estar executável, com a colaboração do cliente e as respostas rápidas a
mudanças e alterações. Esses conceitos aproximam-se melhor com a forma que pequenas companhias de Tecnologia da Informação trabalham e respondem a mudanças.

O SCRUM é um método ágil projetado para aumentar a produtividade e flexibilidade de uma equipe. Por exemplo, usando o SCRUM existe uma reunião diária de 15 minutos do Scrum Master com sua equipe, isso faz com que todos conversem e pelo menos se olhem e ocorra uma interação entre os participantes, valorizando muito isso, pois o afastamente dos membros da equipe desreipeita e muito a proposta do manifesto ágil, mas isso sempre foi importante, é que deixaram claro esta situação, apenas isso.

Isso nos leva a entender que Scrum não é só uma mudança na forma como atendemos nosso cliente, mas também uma mudança de qualidade de vida para a equipe. Ao contrário do ritmo frustrante do “ainda falta muito” que mais tarde é substituído pelo “estamos atrasados”, uma equipe Scrum bebe o néctar do “completamos mais uma fase” e “estamos quase chegando lá”, duas sensações muito mais prazerosas e incentivadoras do que a primeira (ScrumHalf).

Abraço a todos

Robson