Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de julho, 2010.

jul

30

Grande crescimento do Android no mercado

By Robson Soares

Sendo a  Info Plantão, a Mobile Mix, empresa especializada no monitoramento do mercado de dispositivos móveis, divulgou um relatório com números do setor no mês de junho.

Segundo a empresa, a participação do Android vem crescendo em 23% a cada mês, acumulando um salto de 439% desde o início do ano. Os números são referentes ao mercado norte-americano.

De acordo com o relatório, o iOS, sistema operacional da Apple para o iPhone e iPad, lidera o mercado com 56% da preferência dos usuários. Em seguida, vem o RIM OS, da RIM, usado nos aparelhos BlackBerrys, com 17% do mercado. Na terceira posição, aparece o Android, do Google, com 11% de participação.A Apple também lidera a lista de fabricantes, seguida por Samsung, RIM, Motorola e HTC. Segundo o Mobile Mix, a Motorola saltou da sexta para a quarta posição, enquanto a HTC caiu da quarta para quinta colocação, em relação ao mês de maio.

O relatório ressalta ainda que cada fabricante está focado em um público alvo. A Apple e os aparelhos que incorporaram o Android dão atenção para os aplicativos e ao entretenimento, enquanto a RIM e a Palm pretendem oferecer possibilidades de fácil conexão de seus usuários com seus contatos.

Apple iPhone, BlackBerry Curve, Samsung Freeform (SCH-R350), Samsung Messager II (R560), e Motorola Droid (A855) são os cinco celulares mais vendidos, segundo Mobile Mix.

jul

25

Conexão Java com Oracle, PostgreSQL e MySQL

By Robson Soares

Estou dando aula na Pós-Graduação na ANHANGUERA UNIDERP de Java, da turma 2010, a disciplina que estou ministrando é Java com Banco de Dados, usando JDBC, e teve início neste sábado dia 24 de julho de 2010. Fiz um exemplo que demonstra a conexão Java com os bancos de dados Oracle, PostgreSQL e MySQL, e vou descrever aqui o código-fonte para quem quiser usar um destes bancos de dados. Este exemplo é bastante útil pois demonstra as Strings de URL e Driver que devem ser especificadas para cada cada um destes bancos de dados,  na programação usando a linguagem Java.

Grande abraço e bons projetos a todos

Robson

========= código-fonte =========

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.PreparedStatement;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import java.sql.Statement;

import javax.swing.JOptionPane;

/*
* Autor: Robson Soares Silva
* Aplicação: Java com Banco de Dados
* Esta aplicação demonstra a conexão do Java com os bancos de dados
* Oracle, PostgreSQL e MySQL
* Data: 23 de julho de 2009
*
*
* Script da Tabela:
*
* create table raca
* (id_raca int not null primary key,
* nome_raca varchar(100) not null)
*
*/

public class JavaBancoDados {

/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub

String url = “”;
String driver = “”;
String login = “”;
String passwd = “”;
Connection conexao = null;

String resposta = JOptionPane.showInputDialog(“Digite 1 – Oracle, 2 – PostgreSQL e 3 – MySQL”);

if (resposta.equals(“1″)) // Oracle
{
url = “jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:1521″;
driver = “oracle.jdbc.OracleDriver”;
login = “SYSTEM”;
passwd = “123456″;

}
else
if (resposta.equals(“2″)) // PostgreSQL
{
url = “jdbc:postgresql://localhost:5432/posjava”;
driver = “org.postgresql.Driver”;
login = “postgres”;
passwd = “postgres”;
}
else
if (resposta.equals(“3″)) // MySQL
{
url = “jdbc:mysql://localhost:3306/posjava”;
driver = “org.gjt.mm.mysql.Driver”;
login = “root”;
passwd = “123456″;
}

try
{
Class.forName(driver);
conexao = DriverManager.getConnection(url,login,passwd);
}
catch(java.lang.Exception ex)
{
System.out.println(ex);
}

try
{
String codigo = “”;
String nome = “”;

codigo = JOptionPane.showInputDialog(“Digite o código da Raça”);
nome = JOptionPane.showInputDialog(“Digite o nome da Raça”);

//Forma 1 – usando a classe Statement
//String sql = “insert into raca values (20,’Vira Lata’)”;
String sql = “insert into raca values (” + codigo + “,’” + nome + “‘)”;

Statement sent= conexao.createStatement();
int retorno = sent.executeUpdate(sql);

/* Forma 2 – usando a classe PreparedStatement
*

String sql = “insert into raca values (?,?)”;

PreparedStatement sent= conexao.prepareStatement(sql);

sent.setInt(1, 10);
sent.setString(2, “Pastor Alemão”);

int retorno = sent.executeUpdate();

System.out.println(“Resultado: ” + retorno);
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Inclusão efetuada com sucesso!”);
*/

JOptionPane.showMessageDialog(null, “Inclusão efetuada com sucesso!”);

sent.close();
}
catch(SQLException ex)
{
System.out.println(“Erro de consulta ao sair do campo”);
}

}

}

jul

22

Linus Torvalds no Brasil pela primeira vez

By Robson Soares

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento do Linux, anunciou hoje que está expandindo sua principal conferência Linux, a LinuxCon, ao Brasil. A LinuxCon Brazil acontecerá de 31 de agosto a 1 de setembro de 2010 em São Paulo, Brasil. (Software Livre Brasil, 2010).

Pré-inscrições abrem hoje, assim como a Chamada para Participação (Call for Participation – CFP). Para inscrever-se e/ou submeter um tópico para consideração, por favor visite o site da LinuxCon Brasil.

O Brasil por um longo tempo tem sido reconhecido como um dos países com maior crescimento em adoção de Linux. O governo Brasileiro foi um dos primeiros a subsidiar PCs baseados em Linux para seus cidadãos com o PC Conectado, uma iniciativa de computador livre de impostos lançada em 2003. Quase uma década depois, o Linux está em passo acelerado tanto em adoção por empresas quanto sua funcionalidade ao redor do mundo. A ativa e conhecedora comunidade brasileira de usuários de Linux, desenvolvedores e executivos trazem uma importante perspectiva ao processo de desenvolvimento e ao futuro do Linux.

“O Brasil lidera muitos outros países em sua adoção de Linux e é uma crescente base de desenvolvimento. A hora é apropriada para levar a mais importante conferência Linux da indústria ao Brasil”, disse Jim Zemlin,diretor executivo da “The Linux Foundation”. “A LinuxCon Brasil irá prover um fórum neutro no qual os interessados de toda parte do país podem unir-se à comunidade do kernel e comunidades de negócios globais para avançar a plataforma.”

Palestrantes confirmados para a LinuxCon Brasil incluem o criador do Linux, Linus Torvalds, e o líder de manutenção do Linux, Andrew Morton, que juntos apresentarão a discussão central sobre o futuro do Linux, moderada por Jim Zemlin, da “The Linux Foundation”.

Outros palestrantes confirmados incluem:
• James Bottomley, distinto engenheiro da Novell e mantenedor do subsistema SCSI no Linux Kernel, o port “Linux Voyager” e o driver 53c700;
• Jon Corbet, desenvolvedor do Linux kernel e editor da Linux Weekly News (LWN – http://www.lwn.net);
• Thomas Gleixner, mantenedor da arquitetura Intel (x86);
• Ian Pratt, arquiteto-chefe do projeto Xen, presidente da xen.org e vice-presidente da Citrix; e
• Ted Ts’o, primeiro desenvolvedor norte-americano no Linux kernel e funcionário do Google.

Com apoio em nível “platinum” através dos patrocinadores Globo.com e Intel, Caixa e Locaweb como patrocinadores “gold”, e 4Linux e Citrix como patrocinadores “silver”, a LinuxCon Brasil trará uma união única de desenvolvedores-chave, administradores, usuários, gerentes comunitários e experts da indústria. Esta foi desenvolvida para encorajar colaboração e apoiar futura interação entre o Brasil e o restante da comunidade global de Linux. A conferência incluirá apresentações, tutoriais e sessões informais (“birds of a feather”) que seguem trilhas para desenvolvimento, operações de TI e negócios.

Eventos da Linux Foundation proveem a desenvolvedores, experts em operações de TI, usuários finais e executivos da indústria com fórum neutro (sem relação a empresas específicas) e sem fins lucrativos no qual colaboração e educação avançam o conhecimento e aceleram o avanço do Linux. Os eventos proveem uma plataforma para revelação e discussão de novos desenvolvimentos em torno de Linux e software livre em geral. Para obter mais informações sobre todos os eventos da Linux Foundation, por favor visite: http://events.linuxfoundation.org

Sobre a Linux Foundation:
The Linux Foundation é um consórcio com fins não-lucrativos dedicado a promover o crescimento do Linux. Fundada em 2007, a Linux Foundation patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e é apoiada por desenvolvedores e empresas líderes em Linux e software livre ao redor do mundo. A Linux Foundation promove, protege e padroniza o Linux através de grupos de trabalhos, eventos e recursos online tais como o http://www.linux.com. Para mais informações, por favor visite o site da Linux Foundation: http://www.linuxfoundation.org

Inscrições: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/register
Call For Participation: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/cfp
Site da LinuxCon Brazil: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil

Fonte: http://www.linuxfoundation.org[...]tion-announces-linuxcon-brazil