Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de maio, 2010.

mai

2

BI: DW e DM

By Robson Soares

Atualmente empresas e órgãos do governos utilizam grandes massas de dados em seus bancos de dados MySQL, PostgreSQL, Oracle, entre outros. Para alimentar estes bancos de dados usam-se aplicações Web, Desktop e Móvel. Após os bancos de dados estarem alimentados pode-se usar BI para auxiliar no apoio à tomada de decisão, pois assim, tem-se condições de analisar dados históricos (Data Warehouse) e localizar padrões (Data Mining) para aproximar a tomada de decisão do mais certo possível, com uma base consistente para isso. Estes dados podem ser acessados em dispositivos móveis agilizando a tomada de decisão pelo executivo da empresa ou diretor/presidente do órgão do governo como secretários de saúde, meio ambiente, segurança e etc.

Business inteligence (BI)

Business Inteligence (BI) corresponde a tecnologias empregadas para coletar, fornecer acesso e analisar dados e informações sobre as operações nas empresas.

As ferramentas básicas de BI são: Data Warehouse, Data Mart, Data Mining, Ferramentas OLAP, Planilhas Eletrônicas, Database Marketing, CRM, Data Webhouse e Balanced Scorecard.

Sun Tzu em a Arte da Guerra salientou a importância de coletar e analisar informações. Sun Tzu afirmava que para ser bem-sucedido na guerra, o general deve ter pleno conhecimento de suas próprias forças e fraquezas, assim como total conhecimento das forças e fraquezas do inimigo. A falta de qualquer uma delas pode resultar na derrota.

Data Warehouse (DW)

O Data Warehouse é uma ferramenta que surgiu com o propósito de transformar dados históricos em conhecimento estratégico. Data Warehousing é uma técnica utilizada para recuperação e integração de dados a partir de fontes distribuídas, autônomas e, possivelmente, heterogêneas.

As etapas para o desenvolvimento de um DW são:

1) Levantamento: analisa os conhecimentos que desejam ser adquiridos
2) Modelagem Multidimensional: representa-se a idéia central e sua dimensões.
3) ETL (Extract Transform Load): extração dos dados nos sistemas corporativos e transformação
4) Visualização do Resultado

Uma das ferramentas utilizadas na recuperação dos dados de um DW é o OLAP (On-Line Analytical Processing).

Data Mining (DM)

Data Mining consiste em um processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados (tipicamente relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas), na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis e, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados. O processo consiste basicamente em 3 etapas: exploração, construção de modelo ou definição do padrão e validação/verificação.
Talvez a definição mais importante de Data Mining tenha sido elaborada por Usama Fayyad:
“…o processo não-trivial de identificar, em dados, padrões válidos, novos,
potencialmente úteis e ultimamente compreensíveis”, (Fayyad et al. 1996).