Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de julho, 2009.

jul

21

Salvar arquivos do Writer no formato do Word (.doc)

By Robson Soares

O uso do editor de textos BrOffice.org Writer tem como padrão para salvar um arquivo como Documento de texto ODF (.odt). O que acontece é que se você precisar enviar este arquivo a alguma outra pessoa e ela não possua o Writer e tenha apenas o Word, você deve salvar o arquivo como .doc para que esta outra pessoa consiga abrir o arquivo. Você pode alterar a opção “Salvar como tipo” para “Microsoft Word 97/2000/XP (.doc)”.

Se você quiser configurar para sempre salvar como .doc, siga os seguintes passos:

Clique em Ferramentas – Opções – +Carregar/Salvar – Geral. Em “Sempre salvar como” escolha “Microsoft Word 97/2000/XP”. Observação: é preciso clicar no + (“mais”) do Carregar/Salvar.

Divulgue que o BrOffice.org pode ser baixado e instalado gratuitamente (em ttp://www.broffice.org.br) para abrir o arquivo como .odt, existindo versões para Windows e para Linux.

jul

19

Firefox domina 20% do mercado

By Robson Soares

Pela primeira vez na história, o navegador Firefox ultrapassou em novembro do ano passado, o índice de 20% de participação nesse mercado. Segundo dados da empresa de pesquisa NetApplications, é a primeira vez que o programa da Mozilla fica acima dos 20% durante todo um mês.

O Microsoft Internet Explorer liderou o mercado de browsers, com 69,77% da preferência dos internautas –uma queda de 1,5 ponto percentual em relação ao mês anterior. O Firefox, por sua vez, detém 20,78% da fatia do mercado, seguido pelo Safari (7,13%) e pelo Google Chrome (0,83%).

O diretor-geral do Mozilla, John Lilly, creditou a ascensão à comunidade que utiliza o browser. “Chegar a 20% no mercado mundial de internet é um marco importante para o Firefox e para a Mozilla [fundação responsável pelo navegador]. Há alguns anos isso era considerado impossível, e a comunidade global da Mozilla é a responsável por esse sucesso”, afirmou.

Fonte: http://ubuntudicas.blogspot.com/

jul

18

Codecs no Ubuntu 9.04

By Robson Soares

O ubuntu não trás em sua instalação os codecs necessários para a reprodução de vários formatos de áudio e vídeo. Então, pode-se dar um jeito nisso, adicionando esses codecs ao sistema de forma muito simples.

Vamos editar o sources.list:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

no final do arquivo, vamos adicionar a linha
deb http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free

Salve e feche o arquivo.

Agora, vamos instalar a chave pública do repositório adicionado, com o comando

sudo apt-get install medibuntu-keyring

Finalmente, instalaremos os codecs:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
sudo apt-get install w32codecs

ou

sudo apt-get install w64codecs

de acordo com sua distribuição.

Agora, será possível reproduzir todos (ou quase todos…) os formatos de mídia mais encontrados na internet.

Fonte: Wanderley
http://www.linuxacessivel.org/2009/07/09/codecs-proprietarios-no-ubuntu-904/

jul

18

Ubuntu 9.10! Prepare-se…

By Robson Soares

Uma das grandes vantagens do Linux sobre os sistemas Mac e Windows é que todo o processo de produção e desenvolvimento é bem transparente. Você pode saber, a qualquer momento, o que os desenvolvedores estão planejando, e até mesmo fazer o download da versão mais recente de sua distribuição favorita.

Com o Ubuntu não é diferente e a próxima versão, a ser lançada em outubro, ganhará o nome de Karmic Koala. Mark Shuttleworth, criador da distribuição, disse esta semana que a versão 9.10 “terá a cabeça nas nuvens” – ou seja, o cloud computing será algo muito visado por aí, afinal de contas, os dados estão cada vez mais longe de nossa casa, nossas pastas e flash drives. Mark quer que o Ubuntu esteja no centro de toda essa revolução.

Essa nova feature da distribuição será chamada Eucalyptus. Os usuários poderão escolher de que forma utilizarão esse hardware virtual, que será extremamente escalonável e relativamente barato.

Outro detalhe que deverá ser bem explorado na versão 9.10 é o visual. Shuttleworth tem a intenção de competir com a Apple e seu sistema operacional, tornando-se referência em design a partir de agora. O marrom deve continuar presente, mas de uma forma mais suave e moderna. Também está prometido uma otimização no boot, tornando-o ainda mais rápido. É esperar pra ver!

Uma notícia importante é que quando foi perguntando sobre como o Wine pode implacar no sucesso do Ubuntu, Mark Shuttleworth (fundador do Projeto Ubuntu) disse que o Ubuntu não pode ser simplesmente uma melhor plataforma para rodar aplicações do Windows.

Nas palavras de Mark Shuttleworth: “O Windows e o Linux rodam ambos aplicações importantes, o universo do Software Livre, precisa desenvolver suas próprias regras, é um universo diferente o software proprietário. Nós precisamos alcançar o sucesso na nossa própria plataforma e nas nossas próprias regras. Se o Linux rodar apenas aplicações Windows, nos não poderemos vencer.”

jul

18

Instalação da versão nova do FireFox e do IRRF

By Robson Soares

Versão nova do FireFox 3.5
Está disponível no repositório do site http://www.linuxacessivel.org, o pacote deb do Firefox 3.5 em português, lançado nesta terça 30/06/2009.
Para quem não tem o repositório adicionado ao sources.list, veja abaixo como proceder e para quem já tem adicionado, basta atualizar a lista de pacotes com o comando:
sudo apt-get update

Para instalar, execute o comando:
sudo apt-get install firefox-3.5-pt-br
sudo apt-get install firefox-3.5-gnome-support

No item Internet do menu, será criado um lançador com o nome Navegador Web Firefox 3.5

Se desejar remover a versão anterior do Firefox, execute:
sudo apt-get remove firefox-3.0

Bom, vejamos agora os procedimentos para quem não tem o repositório adicionado:

No Terminal execute:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

No final do arquivo adicione a linha abaixo:

deb http://www.linuxacessivel.org jaunty/

Salve e feche o arquivo.

Agora pode fazer a atualização da lista de pacotes e instalar o firefox 3.5 conforme indiquei acima.

Programa de Imposto de Renda
Se não tiver instalado a máquina virtual do Java, pode instalar o JRE 6:

sudo aptitude install sun-java6-jre

Baixe os programas da Receita Federal. Após baixar os programas da receita, você pode ir na pasta onde os programas foram baixados e executá-los (caso esteja rodando pelo shell, antes digite chmod +x nome_do_programa.bin). Siga os passos do programa de instalação.

Execute a instalação com sudo para executar como super-usuário, como por exemplo:

$ chmod + x ReceitanetJava2009_setup_linux.bin
$ sudo ./ReceitanetJava2009_setup_linux.bin

Ou então, execute:

$sudo passwd root

Informe uma senha, e depois:

$su

Informe a senha de super-usuário e você pode instalar tudo como root, aí não precisa de sudo.

jul

18

Dica sobre memória Swap no Linux

By Robson Soares

Esta dica eu vi no site http://www.linuxacessivel.org/, e indica que quando deixamos o computador com Linux ligado por muito tempo e notamos uma certa lentidão, podemos melhorar seu desempenho esvaziando a memória Swap.

Para isto, execute primeiramente no Terminal o comando que desativa o uso da memória Swap:

sudo swapoff -a

Depois deve-se executar o comando a seguir que ativa novamente a memória Swap, e com isto ela estará vazia para uso novamente pelo sistema.

sudo swapon -a

Obrigado Fabiano Garcia pela dica

jul

18

Qual é o sistema operacional do seu aparelho móvel?

By Robson Soares

Os Palm Tops foram revolucionários, os primeiros a permitir a instalação de aplicativos, reconher o toque de tela e a escrita também, sendo o nome associado ao próprio sistema operacional que é o Palm OS.

O Blackberry foi o primeiro a receber emails pelo celular, e ganhou um espaço muito grande no meio empresarial e principalmente nos Estados Unidos. Muito bem bolado para o meio corporativo.

O iPhone é o nome do sistema operacional e do aparelho também.

O Symbian é um ótimo sistema operacional móvel e utilizado principalmente nos celulares da Nokia.

Está ficando cada vez mais fácil a instalação de aplicativos para dispositivos móveis, e cada fabricante está tentando disponibilizar cada vez mais aplicativos para os usuários poderem baixar a custos que variam entre 0,99 a 10 dólares.

Tem-se o Windows Mobile da Microsoft, e seu ponto forte é a integração com os aplicativos do Microsoft Office e outros da própria Microsoft.

E o Google lançou o Android que já está na versão 1.5, e você pode usar todos os sistemas web da Google, as buscas aos mapas, e os aplicativos podem ser usados para se criar as aplicações. Seu código é aberto e baseado no Linux Debian.

Estes são os principais sistemas dos dispositivos móveis atuais, e cada um tem sua característica e a disputa é muito acirrada devido à grande qualidade dos mesmos.

jul

17

Premiando as boas idéias

By Robson Soares

Este é meu primeiro post sobre Management, onde gosto muito deste assunto, e procuro ler tudo sobre os grandes CEO do mundo, como por exemplo, Tom Kelley, presidente da IDEO Global Design, uma das mais importantes empresas de design no mundo e uma das 10 mais inovadoras, de acordo com pesquisas realizadas pelos grupos Fast Company e Boston Consulting Group. A agência tem como clientes grandes corporações como Bank Of América, Basf, Microsoft e Samsung. Atende clientes dos mais diversos setores como: Apple, Cisco Systems, Basf, Caterpillar, HBO, Polaroid, Xerox, Sega, Target, Whirlpool, entre outras.

Neste entrevista Tom Kelley fala da importância de premiar as boas idéias e de não permitir disseminar na empresa aqueles tipos de funcionários que adoram ridicularizar as idéias dos outros.

Por isso, cultue e estimule na sua empresa, as inovações e que os funcionários possam sugerir novas idéias para os negócios de forma geral, para que por exemplo, as vendas aumentem em determinado dia da semana, ou para que determinado curso consiga ter mais alunos. Siga os exemplos da Google, pode-se ver o quanto isso dá certo, não é verdade. E assim proíba aqueles funcionários que adoram dizer: “Isso nunca vai dar certo”, e exija dele que sugira o que pode ser feito para que a idéia possa dar certo.

Um abraço e boa sorte a todos

Links de assuntos relacionados:

http://www.abce.com.br/conteudo/index.php?option=com_content&task=view&id=301&Itemid=9

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=81969

jul

11

SmartPhone myTouch 3G da T-Mobile com Android 1.5 da Google

By Robson Soares

Os smartphones com sistema operacional Android da gigante Google estão para chegar ao Brasil.  A T-Mobile confirmou a data para início das vendas nos EUA de sua nova aposta no mundo dos smartphones, o myTouch 3G,a versão americana do HTC Magic e uma atualização do G1, o primeiro celular com Android da marca. O lado positivo da demora é que a Google está deixando o sistema cada vez mais estável e com mais recursos.

O Google contribui para o open source por meio de programas e projetos. Os mais conhecidos são a plataforma Android, para celulares, e o navegador Chrome.

mytouch3g

O celular tem tela sensível ao toque de 3.2 polegadas com resolução de 480 por 320 pixels, câmera de 3.2 megapixels, conexão 3G, Wi-Fi e EDGE. Mas o principal mesmo fica pelo sistema operacional, o Android 1.5. Você ainda tem as opções de ter um myTouch 3G branco, preto, ou “merlot” (conhecido também como “vinho”).

A novidade terá sua pré-venda nos EUA em 8 de julho, com etiqueta de 199 dólares em um contrato de 2 anos com a T-Mobile. Em agosto, o myTouch 3G deverá chegar às prateleiras, mas nada confirmado no Brasil ainda.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/gadgets/20090622_listar.shtml?175697


jul

11

Firefox está ainda mais rápido, seguro e eficiente.

By Robson Soares

Eu uso o Firefox e efetuei download da versão 3.5. Um Navegador Web (Browser) com letras maiúsculas. A comunidade Mozilla está ganhando cada vez mais credibilidade. Eu uso o Firefox e o Thunderbird, e são dois aplicativos nota Dez.

Para efetuar o download pode-se usar o link: http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/

firefox

São várias novidades, mas mostrarei algumas delas aqui:

  • Afivelem seus cintos: o Firefox 3.5 inclui o motor de JavaScript TraceMonkey, que melhora drasticamente o desempenho do navegador. O Firefox sempre foi rápido, mas este é o Firefox mais rápido de todos (mais que o dobro de velocidade em relação ao Firefox 3 e dez vezes mais rápido que o Firefox 2), o que significa que aplicações Web como emails, sites de fotos e processadores de texto estarão mais rápidos e sem atrasos.

graficoperformancefirefox

  • Menor Utilização de Memória: Curto e elegante, o Firefox utiliza menos memória do computador quando está em funcionamento.

  • Gerenciamento de memória aperfeiçoado: com novas funções de gerenciamento, o Firefox mantém a utilização de memória sob controle. O coletor de ciclos XPCOM limpa continuamente a memória não utilizada. Além disso, centenas de casos de vazamentos de memória foram eliminados.

  • Carregamento de páginas mais rápido: um renderizador de páginas e gerador de layout remodelados permitem que você veja páginas da Web mais rápido — e da maneira que elas foram feitas para serem visualizadas.

  • Suporte a Perfis de Cores: as cores em seus álbuns de fotos online serão mais precisas e brilhantes do que nunca, graças a melhorias no nosso mecanismo de geração de gráficos.

  • Restauração de sessões: Saída inesperada? Volte exatamente para onde você estava.

Rediscubra a Internet com o Firefox.

Abraço a todos