Arquivos

Você está navegando nos arquivos do Blog do Prof. Robson Soares Silva – Notícias e Dicas de TI de junho, 2009.

jun

29

Limpeza Urbana de Belo Horizonte usa BrOffice.org

By Robson Soares

Desde janeiro de 2006, a Superintendência de Limpeza Urbana do Município de Belo Horizonte (SLU), autarquia responsável pela coleta do lixo da capital mineira, vem experimentando o uso do pacote BrOffice.org na editoração eletrônica de seus relatórios estatísticos das atividades de limpeza pública.

As características do BrOffice.org foram avaliadas e consideradas satisfatórias para este fim. Entre elas: ser um programa de distribuição livre, o que permitiu a instalação em várias máquinas sem licitação para aquisição de licença; exportação do trabalho em vários formatos (PDF e HTML principalmente); facilidade de uso e complexidade de recursos adequados ao fim destinado e facilidade na obtenção e na atualização do software. Neste período foram produzidos cerca de 44 relatórios com aproximadamente 3.500 páginas editoradas com uso do pacote BrOffice.org. Cada relatório traz na página de rosto uma menção a utilização do pacote e o endereço do sítio na Internet para obtenção do mesmo.

A partir desta experiência, a SLU passou a experimentar o uso de outros softwares livres como o GIMP e Inkscape na geração e no tratamente de imagens digitais a serem empregadas em seus relatórios.

Fonte: Ronaldo Magalhães, Superintendência de Limpeza Urbana do Município de Belo Horizonte.

Referência: http://www.broffice.org/slu_bh

jun

29

Versão nova do BrOffice.org

By Robson Soares

Já está disponível para baixar a nova versão “BrOffice.org 3.1.0″. Eu já uso a versão 3.0 a algum tempo e estava sensacional, agora ainda mais com melhorias, já baixei.

Ela possui tamanho de 121.5 MB para Windows e 145 MB para o Linux Ubuntu. Com ADSL em pouco mais de 20 minutos você baixa este aplicativo.

Dentre as melhorias se destacam:

  • Inclui o corretor ortográfico e hifenizador Vero versão 2.0.3
  • Interface do usuário e sistema de Ajuda corrigidas para o Novo Acordo Ortográfico
  • Melhoria no visual (anti-aliasing)
  • Sombra do objeto ao arrastar, melhor controle de edição simultânea de arquivos.

No Writer:

  • melhorias nos comentários
  • melhorias no uso dos corretores gramaticais (que ainda não vêm instalados por padrão)

No Calc:

  • podemos renomear planilhas com duplo clique
  • Temos um popup que auxilia o uso de fórmulas, dentre outros.

Ele pode ser baixado a partir desta página de download:
http://www.broffice.org/download

jun

27

Games para Ubuntu

By Robson Soares

Se você quiser jogar usando o Ubuntu, existem diversas ótimas opções no site http://www.ubuntugames.org/pt/esporte/61-f1-spirit.

O último que joguei é o F-1 Spirit. Conheça um clássico absoluto dos jogos de corrida e encare as curvas do F-1 Spirit Remake, um jogo campeão a mais de vinte anos na estrada. Não pense que o jogo continua com o mesmo visual de antigamente, ele sofreu uma série de benfeitorias para aprimorar seus gráficos.

Trata-se de um game de corrida com visão superior onde você escolhe entre três modalidades inicialmente: stock car, rally e fórmula 3.

Após completar estes modos serão abertos mais três: fórmula 3000, enduro e fórmula 1. Cada uma delas conta com três modelos diferentes de veículo, sendo sempre o primeiro com câmbio automático e os demais com marcha manual.

INSTALANDO F1-SPIRIT

Muito simples de instalar porque no site oficial do jogo, possuem versões Ubuntu Linux para fazer download. Então acesse este link abaixo:

http://www.braingames.getput.com/f1spirit/default.asp

Vá em Download, e clique na versão em qual utiliza o Ubuntu Linux, caso você utiliza a arquitetura Ubuntu 64 Bits, clique em AMD64 que esta entre parenteses do lado da versão do Ubuntu que deseja fazer o download.

Feito isto, agora dê um duplo clique no arquivo e pronto, estará em Aplicativos > Jogos.

Comandos:

  • Setas laterias: virar o seu carro.
  • Setas Verticais: mudar de marcha.
  • Barra de espaço: acelerar.
  • Tecla M: frear.

Acesse e divirta-se

jun

27

Ubuntu 9.04

By Robson Soares

Vale a pena, já digo desde o início, eu instalei o Ubuntu 9.04 e gostaria de dizer que o mesmo está muito rápido na inicialização.

Um outro item importante é que alguns recursos de vídeo estão bem melhores, assim a gestão de múltiplos monitores e projetores era uma funcionalidade já há algum tempo pedida pelos utilizadores do Ubuntu, onde inclusive durante uma palestra que fui ministrar no FLISOL 2009 tive problema na hora de projetar a tela do meu notebook. Pois bem, agora fazer a gestão de múltiplos monitores, é tão fácil, como em qualquer outro sistema operacional.

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como “Humanidade para os outros” ou ainda “Sou o que sou pelo que nós somos”. A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

O site oficial do Ubuntu no Brasil é: http://www.ubuntu-br.org/

O fórum do ubuntu é: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/

A nova versão 9.04 é chamada de Jaunty Jackalope (Coelho Elegante). Eles sempre arrumam um nome composto (adjetivo + substantivo) engraçado, que se refere sempre a um bicho (que exista ou não), e que tem a ver com alguma característica daquela versão do SO.

Como eles seguem as letras do alfabeto para designar a versão (Feisty, Gutsy, Hardy, Intrepid, Jaunty, etc…) imagina qual não vai ser o nome louco da versão 9.10, que vai ter que ser com K. O sucessor do 9.04, já conhecido pelo nome-códido Karmic Koala (“Coala Kármico”) chega no final desse ano.

Esta versão trouxe dois objetivos específicos que guiaram o desenvolvimento do Jaunty:

1. Reduzir o tempo de boot. Nas palavras do Mark Shuttleworth: “ O Jackalope é conhecido por ser tão rápido que é extremamente difícil pegá-lo. Vejamos se conseguimos fazer o mesmo com o boot e wake up do Ubuntu ”. A redução do tempo de boot deve ser algo em torno de 30%. No meu notebook está demorando apenas 15 segundos.

2. Misturar serviços web e aplicações desktop. Integrar as aplicações de tal maneira que o usuário não saiba se o que ele executa é local ou um serviço web. De fato, várias aplicações possuem suporte a serviços web.

O Ubuntu é muito estável, em todas as máquinas que instalei as versões anteriores, ele sempre funcionou adequadamente.

Abraço a todos e usem o Ubuntu

jun

24

Saiu o novo Eclipse Galileu!

By Robson Soares

Eu uso o Eclipse, e sou fã desta IDE fantástica e sua estrutura baseada em plug-ins. O meu amigo Gaspar entrou em contato comigo e me avisou da nova versão já disponível para download, o Eclipse Galileu. Eu efetuei o download da versão “Eclipse IDE for Java EE Developers (189 MB)”.

galileo-splash

Esta IDE que efetuei download possui ferramentas para desenvolvimento Java para criar aplicações Java EE e aplicações Web, incluindo Java IDE, ferramentas para Java EE, JPA, JSF, Mylyn e outras.

Os plug-ins estendem a funcionalidade do ambiente e acrescentam suporte a recursos e tecnologias específicos. Muitos plug-ins são desenvolvidos como sub-projetos da Fundação Eclipse em Eclipse.org. Há também uma enorme variedade de plug-ins desenvolvidos por terceiros, tanto livres quanto comerciais. Tem uma versão do Eclipse para desenvolvimento C/C++ (79 MB) e também para PHP (139 MB), entre outras versões para diversas outras situações para desenvolvimento, cada uma com seus respectivos plug-ins. Faça o seu download também.

jun

14

As empresas mais inovadoras do mundo

By Robson Soares

Como meu blog é sobre tecnologias e com ênfase em dispositivos móveis, ressalto aqui as empresas mais inovadoras do mundo, onde nelas estão algumas que investem muito em celulares e smatphones. O Ranking é o seguinte:

. Lugar: Apple (Com o ipod e lançando o iphone em 2007, consolidou seu primeiro lugar)

. Lugar: Google (Revolucionou a internet, e com o Android está investindo em um novo sistema operacional para dispositivos móveis, netbooks e computadores em geral)

. Lugar: Toyota (Pioneira com o projeto Prius)

. Lugar: GE (Fundada em 1890 por Thomas Edson)

. Lugar: Microsoft (Pioneira na indústria de Software)

. Lugar: Tata Motors (Lançou o Tata Nano de U$$ 2500,00)

7º. Lugar: Nintendo (Líder no mercado de vídeo games)

. Lugar: Procter & Gamble (Mais de 300 marcas: Duracel, …)

. Lugar: Sony (Qualidade e Garantia nos produtos e com investimento no Blu-Ray Disc)

10º. Lugar: Nokia (Fundada em 1865 na Finlândia, pelo finlandês Fredrik Idestam, como uma fábrica de celulose. Pouco depois da Primeira Guerra Mundial, a empresa fundiu-se com a Finnish Cable Works, fabricante local de telefones e cabos telegráficos fundada em 1898)

jun

14

O novo Palm Pre veio para a disputa de mercado com iPhone, Android e BlackBerry

By Robson Soares

É verdade, no dia 08/01/2009 foi lançado o novo smartphone da Palm, chamado de Palm Pre. Os Palm Tops foram revolucionários, que permitiam a instalação de aplicativos, reconheciam o toque de tela e a escrita também, sendo o nome associado ao próprio sistema operacional que era o Palm OS.

Agora o novo Palm Pre, se mostra um dos smartphones mais interessantes dos últimos tempos, e vem com um novo sistema operacional chamado de WebOS. É um sistema baseado em Linux, que usa conceitos diferenciados para apresentação de informações ao usuário. A sua interface gráfica é baseada no conceito de manipulação de um baralho. Para alternar a aplicação em uso, o usuário deve mover a carta (aplicativo) para o lado. Para fechar a aplicação, o usuário deve tirar a carta da tela. A interface do sistema parece bem responsiva ao uso de touchscreen.

palm-pre-e-webos-5 palm-pre-e-webos-6

Como ponto negativo, este aparelho não faz gravação de vídeo. Mas acredito que este recurso deva estar presente em novas versões do aparelho. O Design do aparelho mostra uma grande evolução em relação aos aparelhos anteriores, e ficou com um visual muito interessante.