Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria BrOffice.

jul

21

Salvar arquivos do Writer no formato do Word (.doc)

By Robson Soares

O uso do editor de textos BrOffice.org Writer tem como padrão para salvar um arquivo como Documento de texto ODF (.odt). O que acontece é que se você precisar enviar este arquivo a alguma outra pessoa e ela não possua o Writer e tenha apenas o Word, você deve salvar o arquivo como .doc para que esta outra pessoa consiga abrir o arquivo. Você pode alterar a opção “Salvar como tipo” para “Microsoft Word 97/2000/XP (.doc)”.

Se você quiser configurar para sempre salvar como .doc, siga os seguintes passos:

Clique em Ferramentas – Opções – +Carregar/Salvar – Geral. Em “Sempre salvar como” escolha “Microsoft Word 97/2000/XP”. Observação: é preciso clicar no + (“mais”) do Carregar/Salvar.

Divulgue que o BrOffice.org pode ser baixado e instalado gratuitamente (em ttp://www.broffice.org.br) para abrir o arquivo como .odt, existindo versões para Windows e para Linux.

jun

29

Limpeza Urbana de Belo Horizonte usa BrOffice.org

By Robson Soares

Desde janeiro de 2006, a Superintendência de Limpeza Urbana do Município de Belo Horizonte (SLU), autarquia responsável pela coleta do lixo da capital mineira, vem experimentando o uso do pacote BrOffice.org na editoração eletrônica de seus relatórios estatísticos das atividades de limpeza pública.

As características do BrOffice.org foram avaliadas e consideradas satisfatórias para este fim. Entre elas: ser um programa de distribuição livre, o que permitiu a instalação em várias máquinas sem licitação para aquisição de licença; exportação do trabalho em vários formatos (PDF e HTML principalmente); facilidade de uso e complexidade de recursos adequados ao fim destinado e facilidade na obtenção e na atualização do software. Neste período foram produzidos cerca de 44 relatórios com aproximadamente 3.500 páginas editoradas com uso do pacote BrOffice.org. Cada relatório traz na página de rosto uma menção a utilização do pacote e o endereço do sítio na Internet para obtenção do mesmo.

A partir desta experiência, a SLU passou a experimentar o uso de outros softwares livres como o GIMP e Inkscape na geração e no tratamente de imagens digitais a serem empregadas em seus relatórios.

Fonte: Ronaldo Magalhães, Superintendência de Limpeza Urbana do Município de Belo Horizonte.

Referência: http://www.broffice.org/slu_bh

jun

29

Versão nova do BrOffice.org

By Robson Soares

Já está disponível para baixar a nova versão “BrOffice.org 3.1.0″. Eu já uso a versão 3.0 a algum tempo e estava sensacional, agora ainda mais com melhorias, já baixei.

Ela possui tamanho de 121.5 MB para Windows e 145 MB para o Linux Ubuntu. Com ADSL em pouco mais de 20 minutos você baixa este aplicativo.

Dentre as melhorias se destacam:

  • Inclui o corretor ortográfico e hifenizador Vero versão 2.0.3
  • Interface do usuário e sistema de Ajuda corrigidas para o Novo Acordo Ortográfico
  • Melhoria no visual (anti-aliasing)
  • Sombra do objeto ao arrastar, melhor controle de edição simultânea de arquivos.

No Writer:

  • melhorias nos comentários
  • melhorias no uso dos corretores gramaticais (que ainda não vêm instalados por padrão)

No Calc:

  • podemos renomear planilhas com duplo clique
  • Temos um popup que auxilia o uso de fórmulas, dentre outros.

Ele pode ser baixado a partir desta página de download:
http://www.broffice.org/download

abr

11

Criando modelos para o Writer

By Robson Soares

Crie um esboço do arquivo que servirá de modelo. Quando terminar, faça o procedimento abaixo:

Na barra de *Menus*, clique em *Arquivo – Modelos – Salvar*

Será aberta uma janela chamada: *MODELOS*.

No ítem Novo *Modelo* digite o nome que seu modelo terá.

Logo abaixo, no ítem *Modelos*, no campo *Categoria*, selecione em qual categoria deseja guardar seu modelo (por padrão está escolhido *Meus Modelos*, mas você pode guardar onde quiser) . Clique em *OK*.

Seu arquivo foi salvo como um modelo. Porém, quando você for fechar este texto, o OpenOffice.Org ou BrOffice.Org perguntará se você quer salvar (ou não) como arquivo. Caso não queira salvar (que não é necessário) clique em *Descartar.* A extensão do arquivo é *ott* (em versões anteriores é *stw*)

Criando um novo documento a partir de um modelo, clique em Arquivo – *Novo – Modelos e Documentos*.

No lado esquerdo da tela, clique no ícone *Modelos,* e no quadro
*Título*, por default está escolhida a pasta *Meus modelos*, abra esta pasta e escolha o seu modelo recém criado e clique em *Abrir*.

Para modificar, excluir, editar, atualizar, importar e exportar um
modelo criado – *Arquivo – Modelos – Organizar*. No lado esquerdo da tela, clique na pasta que contém o modelo criado – no centro da janela, selecione o modelo criado – clica no botão Comandos.

Autora: Catarina Lúcia Sales Monteiro

Fonte: http://www.broffice.org/dica_modelos_writer

abr

11

Parceria entre Pimaco e BrOffice.org

By Robson Soares

A BrOffice.org e a Pimaco firmaram parceria para disponibilizar as medidas e modelos das etiquetas adesivas e cartões de visita da Pimaco para os usuários do BrOffice.org.

Com esta parceria, a BrOffice.org criou duas extensões ao BrOffice.org para disponibilizar os produtos Pimaco aos usuários de forma simples e instantânea. A extensão Pimaco-Labels.oxt insere no BrOffice.org as medidas dos cartões de visita e das etiquetas das linhas Pimatab, Ink-jet e laser: Carta, A4, A5, e Expressions; tornando-os disponíveis para o sistema de geração de etiquetas do BrOffice.org.

A extensão Pimaco-Templates.oxt, contém artes prontas, já configuradas dos produtos Adesivo para Laptop, Cartões de Ocasião, Cartões de Visita e etiqueta A5 Q-50100. Basta o usuário escolher o motivo preferido e imprimir.

“Queremos estender o alcance dos produtos Pimaco aos usuários de BrOffice.org que necessitam trabalhar com nossos produtos e não tinham como fazê-lo de forma rápida e confiável. Certamente atenderemos a uma significativa parte do mercado que tinha dificuldade de utilizar nossos produtos com o BrOffice.org.” afirmou Júlio Figueiredo, Gerente de projetos da Pimaco Autoadesivos Ltda.

“A parceria significa o reconhecimento da importância do BrOffice.org e sua comunidade no mercado de informática brasileiro e da necessidade de produzirmos soluções que atendam aos anseios dos usuários e da comunidade do BrOffice.org. Iniciativas como essa provam a consolidação do BrOffice.org como solução tecnológica de alta qualidade para usuários de suítes de escritório em todos os matizes econômicos.” afirmou Olivier Hallot, Diretor financeiro do BrOffice.org e desenvolvedor das soluções para a Pimaco.

As extensões Pimaco são compatíveis com a versão 3 em diante do BrOffice.org e podem ser obtidas a partir do site do BrOffice.org em http://www.broffice.org e clicando no logo Pimaco à direita.

Sobre a Pimaco:
A Pimaco é líder no desenvolvimento e produção de etiquetas adesivas, cartões e papéis especiais com uma vasta gama de soluções para uso doméstico, industrial e de escritórios. A empresa foi fundada em 1956 no Rio de Janeiro/RJ, e seus produtos são distribuídos em papelarias e lojas de material de escritório em todo o Brasil. Foi adquirida pelo Grupo BIC em setembro de 2006 e hoje está presente em toda a América Latina e em 17 países na Europa. Mais informações podem ser encontradas em www.pimaco.com.br .

Pimaco Autoadesivos Ltda.

http://www.pimaco.com.br

Av. Brasil, 22.773 – Guadalupe
Rio de Janeiro – RJ – CEP 21.670-000
Brazil
Tel.: (+55-21) 2450-9721
Fax.: (+55-21) 2450-9746
SAC: 08000-252959

Fonte: http://www.broffice.org/pimaco_e_broo_firmam_parceria

abr

11

O que é o BrOffice.org?

By Robson Soares

A BrOffice.org – Projeto Brasil e uma associação sem fins lucrativos criada para organizar as atividades da comunidade OpenOffice.org.br. Apesar da mudança de nome, o BrOffice.org continuou representando o OpenOffice.org, com a garantia de todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org. A missão definida para a ONG alinha-se às atividades da comunidade já em curso e inclui apoiar e desenvolver ações para fomentar a comunidade brasileira do BrOffice.org e seus projetos relacionados. Entre os objetivos da ONG BrOffice.org incluem-se a difusão do Software Livre e de Código Aberto, a sustentação do projeto BrOffice.org e a promoção do voluntariado. Além disso, a criação da ONG BrOffice.org permitiu ao projeto relacionar-se com outras figuras jurídicas na forma da lei, seja através de contribuições financeiras, de equipamentos ou recursos em geral ou, ainda, através de projetos contratados junto a ONG, desde que alinhados com a missão e objetivos definidos em seu estatuto.

BrOffice.org – Projeto Brasil
http://www.broffice.org
Av. Rio Branco 124, sala 1102
Rio de Janeiro – RJ, CEP – 20040-001
Tel., Fax: (+55-21) 2224-3224

abr

11

Brasileiro divide com Indiano o ODF Alliance Awards

By Robson Soares

O brasileiro Vitório Furusho e o indiano Anvar Sadath foram os ganhadores do ODF Alliance Awards, prêmio criado pela ODF Alliance para reconhecer as pessoas e organizações que mais contribuiram para a disseminação do padrão ODF (OpenDocument Format).

Furusho é do Paraná e é uma das pessoas que mais tem trabalhado no Brasil na divulgação do padrão ODF (famoso nos eventos de software livre pelas camisetas, banners e broches do ODF).

Furusho é funcionário da Celepar, membro do BrOffice.org (autor de diversos “guias rápidos” do OpenOffice.org) e participante da comunidade de Software Livre no Paraná. Com mais de 30 anos de trabalho em Tecnologia da Informação, Furusho é ainda coordenador da CE21 da ABNT, comissão responsável pela adoção do ODF como norma brasileira – NBR ISO/IEC 26.300.

Fonte: http://www.broffice.org/premio_furusho_09