Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria Celulares.

out

31

QR Code do Site

By Robson Soares

Aplicativo gratuito transforma uma imagem estranha em informações na telinha do seu aparelho celular. O QR Code é uma tecnologia que se trata de um aplicativo gratuito para qualquer celular, que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, e o programa transforma a imagem em uma informação específica.

O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações. O mais legal é que você mesmo pode criar um QR Code também! Ficou curioso para saber melhor como funciona? Então confira a matéria que produzimos.

Para decifrar e criar os seus próprios códigos, faça o seguinte:

Primeiro, clique aqui e baixe o i-nigma, ou então abra o browser do seu celular e acesse a página www.i-nigma.mobi. O seu aparelho fará o download do aplicativo, automaticamente. Com aplicativo instalado, acesse esta página aqui, o QR Code Generator, para criar seus próprios códigos.

Se preferir, execute o i-nigma no seu celular, aponte seu celular para as imagens abaixo e descubra as mensagens por trás dos códigos!

Este é do site http://www.robsonsoares.com/

qrcode

Referência: Olhar Digital

out

14

Site sobre Java para Dispositivos Móveis

By Robson Soares

Quando fui dar uma palestra sobre JME em Dourados, conheci a equipe que desenvolve o site Java Móvel. São pessoas muito bacanas e com um futuro muito promissor e com mérito pelo trabalho que desenvolvem. É um site com ótimo conteúdo sobre JME. Inclusive usei um conteúdo que eles haviam publicado na minha apresentação e me foi muito útil, sobre o número de celulares no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul.

Parabéns aos seus desenvolvedores pelo ótimo trabalho e cada vez mais sucesso.

O Java Móvel foi criado para unir desenvolvedores e interessados em Mobilidade e Programação em Java ME, discutir as tecnologias e gerar um conteúdo de qualidade para que todos possam ter acesso ao desenvolvimento de aplicações para dispositívos móveis.

O link para acessar o site é: www.javamovel.com

Grande abraço a todos

Robson

out

11

Compare os smartphones Nokia N97, HTC Touch Pro, Blackberry Bold, Blackberry Storm e iPhone 3GS

By Robson Soares

Os smatphones parecem iguais, com internet 3G, música, vídeo, telas grandes e sensíveis ao toque, redes sociais e ferramentas de trabalho. Mas as diferenças estão no tamanho da tela, se são sensíveis ao toque ou não, desempenho de processamento, ícones grandes, duração da bateria, conexão com emails e redes sociais de forma fácil e sem complicação.

É importante ressaltar que smartphones costumam ter foco para trabalho ou entretenimento, mesmo os topo de linha. Todos os aparelhos testados podem ser usados em ambas as situações, mas, evidentemente, recebem mais capricho nas funções voltadas para seu público-alvo. Antes de fazer sua escolha, é importante que você defina que características são imprescindíveis para seu tipo de uso. Recomenda-se até mexer nele antes da aquisição, para ver se sua vista e coordenação motora estarão afinados com celulares-computadores tão pequenos.

Quesitos avaliados:

- Desempenho (que engloba agilidade na abertura e alternância entre aplicações)
- Funcionalidades (características diversas que dão o caráter “canivete-suíço” dos smartphones)
- Bateria (autonomia em situações de uso intenso de voz e dados)
- Facilidade de uso (interface amigável e que não exija muito tempo de aprendizado para suas diversas funções)

Aparelhos que participaram do teste:

- Nokia N97 (lançado no fim de agosto)
- HTC Touch Pro (chega ao mercado em outubro)
- Blackberry Bold
- Blackberry Storm
- iPhone 3GS (lançado no fim de agosto)

Características de cada smartphone:

Nokia N97

- O N97 tem tela sensível ao toque, uma das mais bonitas entre os aparelhos mais recentes da Nokia. A tela principal pode ser configurada com widgets – pequenos aplicativos que podem ser arrastados para qualquer lugar da tela. Entre eles, destacam-se previsão do tempo, emails, Facebook, tocador de música e transmissor de FM. Tem 3G, GPS, Wi-Fi e um teclado deslizante, no qual chama a atenção o teclado recuado à direita. O N97 vem com o Comes With Music, para o usuário baixar de graça músicas da loja da Nokia por um ano. Depois desse período, é possível mantê-las no aparelho e no computador. É o smartphone perfeito para quem gosta de redes sociais. Sua câmera de 5 megapixels, com lentes Carl Zeiss e flash, foi a que teve melhores resultados entre os aparelhos do teste, com fotos excelentes. Conta ainda com uma segunda câmera frontal para videoconferência.

HTC Touch Pro

- O Touch Pro, topo de linha da HTC, tem tela touchscreen e um excelente teclado físico. A interface Touch Flo 3D deixa o Windows Mobile mais bonito a facilita a execução das tarefas triviais de mensagens, emails, fotos e música. Mas é impossível esconder o “esqueleto” do Windows Mobile, considerado por leigos um sistema confuso. Para quem quer um smartphone poderoso para trabalhar, é a opção mais completa, com 3G, Wi-Fi, aplicativos do Office, impressão de documentos por rede e, o supra-sumo, uma placa de vídeo dedicada. Com um cabo video componente (que não acompanha o produto), é possível ligar o Touch Pro num monitor ou datashow e rodar vídeos. Como ele tem PowerPoint nativo, eis uma ótima opção para professores ou executivos que fazem muitas apresentações. Tem 2 câmeras, a principal traseira de 3.2 MP, e a secundária, frontal, para videoconferências.

Blackberry Bold

- Verdadeiro sucesso de vendas, o Bold inova com capacidades multimídia, uma tela de excelente definição e um design arrebatador: arredondado e com textura em couro no verso. Mas por dentro, continua sendo um Blackberry, imbatível em ferramentas de comunicação, como email e IM. Mas o melhor da RIM até hoje, com 3G, wifi, GPS. A câmera de 3 MP com flash, porém, é o único ponto fraco: as imagens obtidas ficaram bem aquém da média dos aparelhos concorrentes. Seu teclado é espaçoso e de digitação confortável. O Bold vem com a Blackberry App World, loja de aplicativos para baixar programas.

Blackberry Storm

- Primeiro Blackberry com touchscreen, o Storm tem uma bonita tela de 3,2”. A entrada de textos é baseada no sistema SurePress. Encostando na tecla, a letra é selecionada, e ao pressioná-la, é efetivamente clicada. A tela toda “desce” e dá a sensação de estar usando um teclado físico. Na vertical, o teclado tem 2 letras por teclada e a escrita se baseia na previsibilidade de palavras – o que nem sempre dá muito certo. Inclinando na horizontal, o teclado transforma-se num QWERTY. O Storm também vem com a Blackberry App World, loja de aplicativos para baixar programas e personalizar o aparelho. A câmera de 3.2 MP e flash é melhor que a do Bold, graças ao “autofoco”, que melhora consideravelmente a qualidade das fotos.

iPhone 3GS

- O “fenômeno” da Apple justifica toda a fama logo no primeiro toque. De beleza indiscutível tanto no design como na interface, tem um deslize suave entre telas e é de facílima compreensão, sendo o mais indicado para leigos e não aficcionados por tecnologia. A tela é a melhor entre os aparelhos testados para quem tem dificuldade de leitura. Traz como navegador o Safari, idêntico à versão para computador, o que também alça o 3GS a um aparelho top para navegação. Assim, usar a internet não requer nenhuma habilidade extra. Sua câmera de 3.2 MP além de fotografar também grava (e até edita os clipes) nessa nova versão 3GS.

Nossas conclusões:

Como dito no início desse teste comparativo, smartphones costumam ter foco para trabalho ou entretenimento. Todos os aparelhos testados podem ser usados em ambas as situações, mas evidentemente recebem mais capricho nas funções voltadas para seu público-alvo.

Os dois Blackberry são aparelhos de cunho corporativo que, pela primeira vez, ganharam reforços em multimídia para agradar também os usuários comuns. Enquanto o Bold brilha nos dois quesitos (com ótima tela e ótimo teclado, apesar de um pouco grandinho) o Storm entrega mal ambos, pois tropeça na estabilidade do sistema e sequer oferece Wi-Fi, unanimidade em topos de linha. Mas a tela grande e brilhante é interessante para quem tem dificuldades de enxergar nos Blackberry de telas menores, sem touch.

O HTC Touch Pro é o mais “poderoso” dos smartphones voltados ao trabalho, com tantos recursos que permite que em muitos casos até se deixe o laptop em casa. Mas a interface Windows Mobile pode ser um fator complicador para os estreantes em mobilidade, sem contar que é o mais espesso e pesado dos dispositivos participantes nesse teste.

Já Nokia N97 e iPhone 3GS são claramente aparelhos para lazer. O N97 é excelente para quem gosta de redes sociais, que podem ser facilmente acessadas pelos widgets. Apesar da loja de músicas da Nokia nativa no aparelho (algo que a Apple ainda não oferece no Brasil), acessá-la mostrou-se um trabalho complicado, com downloads demorados. Baixamos músicas em mais de uma rede 3G e numa rede Wi-Fi local e constatamos que a loja realmente não prima em desempenho. O touchscreen também é deficiente. Por outro lado, o iPhone 3GS deu um banho em rapidez e simplicidade de uso. Só ficou devendo em ferramentas para trabalho. Os preços, condições de compra e dificuldades que os consumidores estão passando no Brasil para adquirir o iPhone 3GS são bastante desanimadores.

Para fazermos a escolha do Laboratório, analisamos todos os pontos fortes e fracos dos aparelhos, considerando também seu custo-benefício. Dentre todos, o Blackberry Bold foi o que mostrou maior equilíbrio, com ferramentas de trabalho maduras, boa capacidade multimídia e autonomia de bateria campeã, sendo, portanto, nossa escolha.

Referência: Olhar Digital

Por Bia Kunze

set

17

Código J2ME para exibir imagem

By Robson Soares

Olá pessoal,

Demonstro aqui como desenvolver uma MIDlet que mostra uma imagem. Neste caso mostro a imagem do Corinthians, mas é claro vocês podem colocar o time de vocês. Nesta implementação o destaque é a declaração dos objetos da classe Image e também da classe ImageItem, conforme mostro a seguir:


Image image = Image.createImage("/times1.gif");
ImageItem imageItem = new ImageItem("Corinthians", image,
Item.LAYOUT_CENTER, "Alt text");

Depois é só adicionar o objeto imageItem no formulário com a chamada ao método append pelo objeto form: form.append(imageItem);

A tela de execução da MIDlet é a seguinte:

jmeimagem

O código completo mostro agora:


import java.io.IOException;
import javax.microedition.lcdui.Command;
import javax.microedition.lcdui.CommandListener;
import javax.microedition.lcdui.Display;
import javax.microedition.lcdui.Displayable;
import javax.microedition.lcdui.Form;
import javax.microedition.lcdui.Image;
import javax.microedition.lcdui.ImageItem;
import javax.microedition.lcdui.Item;
import javax.microedition.midlet.MIDlet;
import javax.microedition.midlet.MIDletStateChangeException;
public class AplicacaoImagemJME extends MIDlet implements CommandListener {
private Display display;
private Form form;
private Command cmSair;
public AplicacaoImagemJME() {
// TODO Auto-generated constructor stub
}
protected void destroyApp(boolean arg0throws MIDletStateChangeException {
// TODO Auto-generated method stub
notifyDestroyed();
}
protected void pauseApp() {
// TODO Auto-generated method stub
}
protected void startApp() throws MIDletStateChangeException {
// TODO Auto-generated method stub
display = Display.getDisplay(this);
form = new Form("Trabalhando com Imagens em JME");
form.append("— JME (Java Micro Edition) —");
form.append("Robson Soares Silva");
ImageItem imageItem = null;
try {
Image image = Image.createImage("/times1.gif");
imageItem = new ImageItem("Corinthians", image,
Item.LAYOUT_CENTER,"Alt text");
catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
form.append(imageItem);
cmSair = new Command ("SAIR", Command.SCREEN, 0);
form.addCommand(cmSair);
form.setCommandListener(this);
display.setCurrent(form);
}
public void commandAction(Command arg0, Displayable arg1) {
if (arg0 == cmSair){
try {
destroyApp(true);
catch (MIDletStateChangeException e) {
// TODO Auto-generated catch block
e.printStackTrace();
}
}
}
}

Com esse recurso, pode-se acrescentar imagens nas aplicações JME deixando-as mais atrativas com imagens, podendo ser usada também para colocar o logotipo da empresa, deixando assim a aplicação personalizada.

set

17

HTC Magic com Android finalmente no Brasil

By Robson Soares

A HTC lança o smartphone Magic, primeiro aparelho que roda o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, a ser vendido no Brasil. O novo smartphone tem tela de 3,2 polegadas sensível ao toque, conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth, câmera de 3,2 megapixels e sincronização com contas de e-mail pessoal e Exchange. O Magic chega às lojas na segunda quinzena de outubro.

htcmagic

O Magic será vendido pelas principais operadoras e não tem preço sugerido informado pela fabricante. Seu custo vai depender do plano oferecido pelas operadoras. O aparelho conta com a interface Sense, que divide a tela em três áreas (pessoal, customizado e entretenimento).

Referência: Tecnologia Terra – Notícia de 17 de setembro de 2009, 11h09 Atualizada às 13h23.

O meu orientando João Eduardo que me enviou o link para esta notícia, valeu João, e um grande abraço.

set

17

Nokia n900 é o primeiro smartphone com Linux

By Robson Soares

O Nokia n900 (Maemo) é uma combinação de telemóvel, smartphone e tablet. Ele veio para disputar mercado com o iPhone 3GS. Quem utiliza celulares Nokia, já imagina em ter este celular, como meu amigo Italivio falou: “Agora já vi qual vai ser o meu novo celular.” Temos que esperar o mesmo chegar aqui no Brasil e ficar na torcida para não demorar muito. Lá fora ele vai estar por US$700 que é o mesmo preço do iPhone, que equivale a 500 euros. Os aparelhos da Nokia são muito respeitados e suportam o desenvolvimento Java.

nokia_n900-3

O novo Nokia N900 utiliza o sistema operacional Maemo 5 OS baseado no Linux e está equipado com um processador ARM Cortex A8 com 1 GB de memória para aplicações e 32 GB de espaço para armazenamento de informação.

Em termos de conectividade, o Nokia N900 suporta Wi-FI e HSPA nas frequências 900, 1700 e 2100 MHz.

O Nokia N900 possui tela touchscreen com uma resolução de 800 por 480 pixels e um teclado QWERTY e está ainda equipado com uma câmara fotográfica de 5 megapixels.

set

17

Cliq da Motorola vem com Android

By Robson Soares

O CLIQ é o primeiro aparelho da Motorola a ser lançado com o sistema operacional Android (versão 1.5), e vem com uma nova interface chama MotoBlur. É o Android com cada vez mais força no mercado mundial.

Este aparelho estará disponível no final do ano nos Estados Unidos pela T-Mobile, e depois será vendido ao redor do mundo com o nome de Motorola DEXT.

Seu foco principal é a comunicação social, o que está sendo uma tendência atualmente, e sendo assim, ele vem com atalhos para acesso a redes sociais como Facebook, Myspace, Twitter, YouTube, Picasa, Last.FM, etc.

Além disso, o Motorola CLIQ conta com conectividade Wireless Wi-Fi, tecnologia 3G HSDPA, saída para áudio de 3,5 mm e uma câmera integrada de 5 megapixels com gravação de vídeos a 24 fps.

O Cliq vai estar à venda já no Outono e a Motorola fez acordos de comercialização para os Estados Unidos e alguns dos principais operadores mundiais, onde assinou com a Orange, America Movil e Telefonica.

Embora a Motorola já tivesse revelado a sua intenção de adoptar o Android, patrocinado pela Google, este é o primeiro telemóvel da marca com o sistema operativo open source. O CEO da empresa garantiu porém que a breve prazo será lançado mais um modelo e que outros se seguirão em 2010.

O novo Cliq tem um teclado completo que desliza por baixo do ecrã sensível ao toque de 3,1 polegadas e está focado na ligação a redes sociais, como o Facebook, Twitter e MySpace, acessíveis de forma fácil através de widgets no ecrã do telemóvel. Entre outras funcionalidades o Cliq inclui GPS, conectividade 3G, câmara de 5 megapixels e vídeo, assim como leitor de música com ligação à loja da Amazon.

As especificações deste aparelho pode ser encontrada em no site MOTODEV.

A Motorola tem uma página que disponibiliza uma IDE para desenvolver para o Android e tem toda uma estrutura de apoio para os futuros desenvolvedores. Eu já baixei esta ferramenta, agora é continuar fazendo as implementações e esperar os primeiros aparelhos a chegar no Brasil, parece que é apenas uma questão de tempo.

ago

28

Celular LG GT360 Messenger Teclado Qwerty MP3 Player Câm 2.0 Filmadora

By Robson Soares

Este é um aparelho muito bonito e roda Java MIDP 2.0 e CLDC 1.1, para quem desenvolve aplicativos parea dispositivos móveis, este aparelho cai como uma luva, e por um preço de R$ 499,00.

21547134_5

Este é o aparelho ideal para pessoas comunicativas!

A LG desenvolveu esse modelo porque compreende e respeita a sua necessidade em manter-se atualizado e reuniu nele, recursos de significante qualidade para agilizar ao máximo sua comunicação. Com display de 2,4 polegadas e teclado qwerty, possibilita acesso direto ao MSN Messenger e Orkut, para que você entre em contato com pessoas de seu interesse como, onde e quando desejar.

O GT360 agrada desde internautas a apaixonados por músicas pois, contém Mp3 player e rádio FM para momentos de descanso. Também é possível tirar fotos com até 2 MP de resolução e produzir filmes.

-Display de 2.4″ polegadas de TFT de 262 mil cores (240×320), com Touch Screen para discagem.
-Celular GSM Quad_Band Slider.
-Teclado QWERTY completo.
-Câmera de 2.0 Mega Pixels com Zoom 4x.
-MP3 Player.
-Rádio FM.
-Visualizador de arquivos de texto, planilhas, apresentações e PDF.
-Bluetooth Estéreo.

Especificações Técnicas

-Terminal Quad-Band EDGE (850/900/1800/1900) MHz.
-Memória embutida de 15MB. Suporta memória externa (Micro SD Card de até 4GB).
-Display de 2.4″ polegadas de TFT de 262 mil cores (240×320), com Touch Screen para discagem.
-Alimentação: bateria de Li-Ion 800 mAh. Stand by de até 444 horas e conversação de até 5 horas.

Câmera Fotográfica

-Câmera de 2.0 Mega Pixels com Zoom 4x.
-Resolução da câmera principal: (1600×1200), (1280×960), (640×480), (320×240) pixels.
-Tonalidade para câmera: Normal, Negativo, Sépia e Monocromática.
-Ajuste do Branco: Automático, Incandescente, Luz do dia, Fluorescente e Nublado.
-Qualidade: Excelente, Fina e Normal.
-Temporizador: 3, 5 ou 10 segundos.
-As fotos podem ser visualizadas em tamanho miniatura, como slides, definidas como papel de parede ou foto ID e ou enviadas por MMS, E-mail, Bluetooth e serem publicadas em blog.

Filmadora

-Capacidade da filmadora: pode variar de acordo com o espaço livre da memória.
-Resolução : (320×240), (176×144) pixels.
-Controle de brilho.
-Qualidade: Excelente, Fina e Normal.
-Ajuste de branco: Automático, Incandescente, Luz do dia, Fluorescente e Nublado.
-Tonalidade: Normal, Negativo, Sépia, Monocromática.
-Tempo de gravação: Ilimitado (variável).
-Os vídeos podem ser enviados via MMS, E-mail ou Bluetooth.

Música, Sons e Voz

-MP3 Player (AAC(+),WMA,MP3,Midi).
-Rádio FM.
-Campainha Polifônica com 64 tons.
-Campainha personalizável através de MMS e Download (WAP).
-Gravador de voz: o tempo de gravação varia de acordo com o tamanho da memória externa utilizada.

Diversão

-JAVA MIDP 2.0 / CLDC 1.1 – Plataforma de jogos.
-Download de jogos, imagens e campainhas (WAP).
-Envio de mensagem multimídia com fotos, sons, textos (MMS).
-Jogos pré-instalados.

Comunicação

-Bluetooth Estéreo.
-Conexão USB.
-E-mail – POP3, SMTP, IMAP4.
-SMS: Envio de mensagem de texto.
-MMS: Envio de mensagem multimídia com fotos, sons e textos.
-WAP (2.0): Download de jogos, campainhas e imagens.
-Modem GPRS / EDGE: transmissão de dados em alta velocidade.
-Serviços admitidos pelo Bluetooth: envio de cartão de visita agenda e lista de telefones via Bluetooth.

Outros Recursos

-Modo Avião.
-Modo Economia de Energia.
-Discagem Rápida.
-T9: digitação fácil de texto.
-Alarme.
-Calendário.
-Calculadora.
-Tarefas.
-Horário mundial.
-Cronômetro.
-Localizador de data.
-Gravador de voz.
-Agenda telefônica para até 1000 contatos + SIM CARD.
-Identificador de chamadas com ID sonoro e com ID foto.

jul

18

Qual é o sistema operacional do seu aparelho móvel?

By Robson Soares

Os Palm Tops foram revolucionários, os primeiros a permitir a instalação de aplicativos, reconher o toque de tela e a escrita também, sendo o nome associado ao próprio sistema operacional que é o Palm OS.

O Blackberry foi o primeiro a receber emails pelo celular, e ganhou um espaço muito grande no meio empresarial e principalmente nos Estados Unidos. Muito bem bolado para o meio corporativo.

O iPhone é o nome do sistema operacional e do aparelho também.

O Symbian é um ótimo sistema operacional móvel e utilizado principalmente nos celulares da Nokia.

Está ficando cada vez mais fácil a instalação de aplicativos para dispositivos móveis, e cada fabricante está tentando disponibilizar cada vez mais aplicativos para os usuários poderem baixar a custos que variam entre 0,99 a 10 dólares.

Tem-se o Windows Mobile da Microsoft, e seu ponto forte é a integração com os aplicativos do Microsoft Office e outros da própria Microsoft.

E o Google lançou o Android que já está na versão 1.5, e você pode usar todos os sistemas web da Google, as buscas aos mapas, e os aplicativos podem ser usados para se criar as aplicações. Seu código é aberto e baseado no Linux Debian.

Estes são os principais sistemas dos dispositivos móveis atuais, e cada um tem sua característica e a disputa é muito acirrada devido à grande qualidade dos mesmos.

jul

11

SmartPhone myTouch 3G da T-Mobile com Android 1.5 da Google

By Robson Soares

Os smartphones com sistema operacional Android da gigante Google estão para chegar ao Brasil.  A T-Mobile confirmou a data para início das vendas nos EUA de sua nova aposta no mundo dos smartphones, o myTouch 3G,a versão americana do HTC Magic e uma atualização do G1, o primeiro celular com Android da marca. O lado positivo da demora é que a Google está deixando o sistema cada vez mais estável e com mais recursos.

O Google contribui para o open source por meio de programas e projetos. Os mais conhecidos são a plataforma Android, para celulares, e o navegador Chrome.

mytouch3g

O celular tem tela sensível ao toque de 3.2 polegadas com resolução de 480 por 320 pixels, câmera de 3.2 megapixels, conexão 3G, Wi-Fi e EDGE. Mas o principal mesmo fica pelo sistema operacional, o Android 1.5. Você ainda tem as opções de ter um myTouch 3G branco, preto, ou “merlot” (conhecido também como “vinho”).

A novidade terá sua pré-venda nos EUA em 8 de julho, com etiqueta de 199 dólares em um contrato de 2 anos com a T-Mobile. Em agosto, o myTouch 3G deverá chegar às prateleiras, mas nada confirmado no Brasil ainda.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/gadgets/20090622_listar.shtml?175697