Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria Engenharia de Software.

ago

7

Testes de Software: google recompensou um pesquisador com R$ 80.000 reais por descobrir uma falha no Chrome OS

By Robson Soares

Olá pessoal,

Olha esta matéria do site Olhar Digital, é um ótimo site, vale a pena, são matérias super atualizadas e muito bem escritas e montadas. Nesta matéria é destacada a atuação dos Testadores de Software (chamados na matéria de caçadores de falhas). Existem muitas empresas de testes de software independentes, especializadas em testar as funcionalidades, segurança e performance dos softwares. Eles passam a vida em busca de vulnerabilidades nos sistemas de bancos, hospitais, laboratórios.

São vários tipos de testes: testes funcionais (caixa preta e caixa branca), testes de carga, testes de segurança, etc. A profissão de testador de software é uma ótima alternativa para atuar no mercado de trabalho, com bons salários e muitas vagas em aberto, atenção aí pessoal, uma boa oportunidade de mercado de trabalho para caçadores de falhas.

Recentemente o Google recompensou um pesquisador com mais de 80.000 reais por descobrir falhas no Chrome OS. A Microsoft oferece 100.000 dólares para achar falhas no novo Windows 8.1. O Google pagou 580 mil dólares em recompensa. O Mozilla também pagou alto, chegando a 570 mil dólares. Mais qualidade e segurança para nós usuários finais.

Estamos criando um grupo na fábrica de software para atuar diretamente no departamento de teste de software dos aplicativos em desenvolvimento e também desenvolvidos, de acordo com o perfil do pessoal.

Fonte: Olhar Digital

jul

26

Apresentação da Fábrica de Software

By Robson Soares

A apresentação sobre a Fábrica de Software pode ser visulizada aqui: Fábrica de Software UFMS Robson 2013

jul

21

Diferença entre verificação e validação em Teste de Software

By Robson Soares

A verificação tem o objetivo de avaliar se o que foi planejado realmente foi realizado. Ou seja, se os requisitos, funcionalidades e performance documentados foram implementados.

A validação tem o objetivo de avaliar se o que foi entregue atende as expectativas. Ou seja, se os requisitos, independente do que foi planejado, estão implementados para atender ao negócio (cliente). A Validação final do sistema é realizada pelo cliente ou usuário.

jul

21

Visão geral sobre a importância do Teste de Software

By Robson Soares

Olá pessoal,

Este post é para destacar a importância de se testar os softwares, onde na fábrica de software assim que tivermos um espaço específico, desejo criar uma equipe responsável por Testar os Softwares. Assim nenhum software será disponibilizado sem que seja homologado pela equipe de teste de software.

Os sistemas de software estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e para um sistema ser disponibilizado ao usuário final o mesmo deve ser testado. Mas o que é o teste de software? Algumas respostas são mostradas a seguir:

- É um processo sistemático que tem por objetivo encontrar defeitos (Myers, 1979)

- É verificar se o software está fazendo o que deveria fazer, de acordo com seus requisitos, e se não está fazendo o que não deveria fazer (Rios e Moreira, 2003);

- É o processo de executar um programa com o objetivo único de encontrar defeitos – Glenn J Meyers “The Art of Software Testing”

- Teste é o processo de operar um sistema ou componente do sistema sob condições específicas, observando e registrando o resultado e fazendo uma avaliação de alguns aspectos do sistema ou componente – IEEE Standard Glossary

Existem 2 tipos testes de software: testes caixa branca e testes caixa preta.

A) Os testes caixa preta são realizados sem conhecimento da operação interna (código) do software, é feito analisando o resultado obtido, geralmente tomando por base casos de uso e especificações de requisitos.

B) Já os testes caixa branca são feitos com conhecimento da operação interna, onde o testador pode desenvolver códigos para realizar os testes de todas as aplicações de cada componente.

Os testes devem ser realizados em vários níveis no desenvolvimento de software. Os principais níveis de testes de software são:

Teste de unidade ou testes unitários.

Esse nível de teste tem por objetivo testar a menor unidade do software, tentando provocar falhas de regra de negocio. Esse teste é feito por pequenos trechos de código isoladamente.

Teste de integração

Verifica se há falhas na entre os módulos ou interfaces, quando esses são integrados ao tentar fazer o funcionamento de um todo.

Teste de sistema

Avalia o sistema como um todo, como se fosse um usuário final, inserindo dados reais e analisando se suas respostas atendem aos requisitos.

Teste de aceitação

No inicio do desenvolvimento são declarados quais serão as funcionalidades que serão testadas para que o software seja declarado como entregue, esse nível de testes são efetuados geralmente por um grupo de usuários que verificam algumas funcionalidades para que o software seja considerado como aceito.

Papeis e responsabilidades

Na disciplina de testes podemos ter três papeis Gerente de testes, Analistas de testes e os testadores

Gerente de Testes

Este profissional tem todo o conhecimento sobre os aspectos do processo da Engenharia de Software, tem conhecimento do sistema e/ou aplicação em teste, experiência em varias ferramentas de testes, ele tem como papel garantir a execução no processo de testes, prepara todo o processo de teste adequado para cada necessidade, faz avaliações no processo, acompanha seus defeitos e correções.

Analista de Teste

O Analista de Teste tem experiência em programação, tem conhecimento do sistema e/ou da aplicação em teste, experiência em vários tipos e técnicas de testes, tem um entendimento no que é defeito, ele tem como papel monitorar detalhadamente o processo de testes e o resultado de cada ciclo se for necessário, elabora os artefatos de testes.

Testador

Tem experiência em varias tipos de testes, conhece varias técnicas e automação de testes, seu papel é executar os testes, reportar os defeitos e automatizar os testes.

Leia mais:

Testes de software – Níveis de testes http://www.devmedia.com.br/testes-de-software-niveis-de-testes/22282#ixzz2ZhzNQkHR

Testes de software – Níveis de testes http://www.devmedia.com.br/testes-de-software-niveis-de-testes/22282#ixzz2ZhyvrZQ6

Testes de software – Introdução http://www.devmedia.com.br/testes-de-software-introducao/22281#ixzz2ZhrTUCpo

Importância do teste de software – http://www.profissionaisti.com.br/2011/04/a-importancia-dos-testes-de-software/.