Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria Visão Computacional.

mar

15

Detector de Pragas com recursos de visão computacional para Android

By Robson Soares

Tenho um projeto de pesquisa chamado Detector de Pragas Móvel, ele é um projeto inovador para pesquisa e aplicação em agronegócio, coordenado por mim (Prof. Robson Soares Silva da UFMS de Ponta Porã) e desenvolvido pelo aluno de Ciência da Computação Willians Magalhães Primo, tem por objetivo indicar a possibilidade da existência de determinadas pragas e as principais características das mesmas. A pesquisa terá a duração de 1 ano e permite detectar doenças através de imagens, usando algoritmos avançados de visão computacional, e estaremos aumentando a base de imagens e a precisão de detecção.

Computação Móvel + Visão Computacional + Agronegócio => Detector de Pragas Móvel

A pesquisa terá a duração de 1 ano, onde construímos uma primeira versão para ser utilizado pelos produtores rurais e termos um retorno sobre a sua aplicação com as doenças inicialmente implementadas, e está disponível para download em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ufms.cppp.detectordepragas.

No momento o aplicativo está programado para indicar a possibilidade de dois tipos de pragas para a soja (olho de rã e ferrugem asiática), e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). A partir de agora estaremos aumentando o banco de doenças, para que ele possa em breve poder indicar a possibilidade de detectar as principais no país e outros lugares do mundo.

A Fábrica de Software faz um agradecimento especial ao Prof. Wesley Nunes Gonçalves que é referência aqui no CPPP para os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre visão computacional.

Assim o produtor rural deve procurar um especialista para ver se a suspeita é verdadeira ou não, pois podem existir situações onde determinadas imagens ainda não consigam ser detectadas totalmente pelo aplicativo.

O Brasil é líder mundial em agronegócio e acreditamos que com o retorno dos produtores rurais estaremos aprimorando os algoritmos para aumentar a atuação do aplicativo que prevemos até o final do ano ser uma referência nesta área, para detectar as doenças nas principais produções do país, já que nas nossas pesquisas ele é único no Brasil com este padrão de atuação e funcionamento.

jul

2

Visão Computacional: Programação com Opencv

By Robson Soares

Na UFMS Câmpus de Ponta Porã, foi ministrado um minicurso com o Prof. Hemerson Pistori, que nos mostrou os conceitos sobre Visão Computacional e a programação com OpenCV.

O OpenCV foi criado pela Intel na Rússia. A Intel produz mais hardware, mas tem uma equipe da Intel que dá suporte. Considerada a principal biblioteca para visão computacional do mundo. Gratuito com código fonte aberto.

Site Oficial do OpenCV: http://opencv.org
Site do Prof. Hemerson Pistori: http://pistori.weebly.com/
Exemplos de Código: http://docs.opencv.org/doc/tutorials/introduction/linux_gcc_cmake/linux_gcc_cmake.html#linux-gcc-usage

Vamos demonstrar a criação de um exemplo simples para mostrar uma imagem. O nome do arquivo é o DisplayImage.cpp

#include
#include

using namespace cv;

int main( int argc, char** argv )
{
Mat image;
image = imread( argv[1], 1 );

if( argc != 2 || !image.data )
{
printf( “No image data \n” );
return -1;
}

namedWindow( “Display Image”, CV_WINDOW_AUTOSIZE );
imshow( “Display Image”, image );

waitKey(0);

return 0;
}

CMake gera arquivos para o Make. E o Make gera os arquivos para o gcc.

Agora você tem que criar seu arquivo CMakeLists.txt. O conteúdo do arquivo é mostrado a seguir:

cmake_minimum_required(VERSION 2.8)
project( DisplayImage )
find_package( OpenCV REQUIRED )
add_executable( DisplayImage DisplayImage.cpp )
target_link_libraries( DisplayImage ${OpenCV_LIBS} )

Para compilar e executar o código deve executar os seguintes comandos:

cd
cmake .
make
./DisplayImage lena.jpg