Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria Arduino.

jan

23

Pesquisa de Iniciação Científica com Arduino e Android na UFMS/CPPP

By Robson Soares

Este post é sobre o trabalho de iniciação científica do trabalho que oriento o aluno Alysson onde estamos desenvolvendo experimentos de pesquisa usando o Arduino. O objetivo é fortalecer o conhecimento do Arduino e a comunicação com a Computação Móvel usando Android. Na organização deste trabalho participa também o aluno Cleidimar, que contribuiu muito na formatação inicial do trabalho para que fosse aprovado.

O Arduino é uma ferramenta de desenvolvimento “open source”, de origem italiana. O objetivo do nosso projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. O nosso foco é desenvolver projetos com Arduino e com Android.

Postamos dois vídeos no youtube:

1) Vídeo sobre como acender um Led de forma automática de acordo com o sensor de luminosidade:
http://www.youtube.com/watch?v=XSJBwyPG9Mk

2) Vídeo sobre como escrever em um Display de LCD usando Arduino
http://www.youtube.com/watch?v=r9DF-d5VOqc

Postamos um vídeo também no vimeo:

https://vimeo.com/58131811

Estes são os primeiros vídeos de uma série de vídeos que apresentaremos sobre este fantástico mundo do arduino e de muitos outros recursos de programação.

Arduino IDE

O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a profissionais e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa Arduino com um clique no botão Upload. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.
Tendo uma biblioteca chamada “Wiring”, ele possui a capacidade de programar em C/C++. Isto permite criar com facilidade muitas operações de entrada e saída, tendo que definir apenas duas funções no pedido para fazer um programa funcional:
setup() – Inserida no inicio, na qual pode ser usada para inicializar configuração, e
loop() – Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada.