Arquivos

Você está navegando nos arquivos da categoria Software Livre.

nov

4

Congresso de Inovação com Tecnologias Open Source (CITOS 2010)

By Robson Soares

Olá pessoal,

Foi aceito um artigo do nosso grupo de Pesquisa da Anhanguera UNIDERP, no I Workshop Open Source, em Marília – SP.

O artigo possui o seguinte título “Software Livre no Ensino de Física”.

Estou representando o Grupo de Pesquisa Anhanguera-Uniderp / Grupo interdisciplinar de ensino com uso da Computação,

O software desenvolvido é Livre, e pode ser utilizado no ensino das aulas de Física em escolas e universidades.

O site do evento é:

http://www.univem.edu.br/citos/

Basta clicar no link Workshop Open Source que mostra que a apresentação do artigo será 04/11/2001 às 16:20h.

A descrição do evento é:

Congresso de Inovação com Tecnologias Open Source (CITOS 2010)
3, 4 e 5 de Novembro de 2010.
Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)
Marília/SP
Evento apoiado pelo CNPq

O objetivo principal do congresso é promover um evento de âmbito nacional-regional para relacionar os meios acadêmicos, empresariais e comunitários com o intuito de direcionar a formação de alunos e profissionais visando atender a demanda mercadológica atual e futura, apresentando soluções Open Sourcecomo meio para concepção de projetos de produtos e serviços inovadores.

Abraço a todos

Robson

out

29

Palestra sobre Software Livre

By Robson Soares

Olá pessoal,

Hj é o último dia da Semana da Computação na UNAES. Eu fui convidado para dar uma palestra sobre Software Livre – Ubuntu.

A palestra foi bem bacana, onde divulguei as caracaterísticas do Ubuntu e seus aplicativos. O público foi bem bacana e se mostraram bastante interessado e participativo.

Palestra Software Livre – 2010

Abraço a todos

Robson

out

29

Como enviar a saída de um comando para outro no Ubuntu

By Robson Soares

Olá pessoal,

Uma forma de executar comandos no linux é você enviar a saída de um comando para outro. O exemplo abaixo mostra como enviar a saída do comando cat para o comando de filtragem grep. Neste caso lista-se todo o conteúdo do arquivo sistemas.txt e essa listagem é utilizada para se filtrar apenas as linhas que possuam a palavra Livre.

aluno@robson:~/palestra$ cat sistemas.txt
Windows – proprietário
Ubuntu – Livre
MacOS – Proprietário
Debian – Livre

O comando a seguir filtra apenas as linhas que possuem a palavra Livre

aluno@robson:~/palestra$ cat sistemas.txt | grep Livre
Ubuntu – Livre
Debian – Livre

Abraço a todos

Robson

out

10

Lançado Ubuntu 10.10 huahuahua. Eu já baixei!!!

By Robson Soares

Olá pessoal,

Hoje 10/10/2010, foi disponibilizada a nova versão do Ubuntu 10.10. O site para download é: http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

“O homem do Ubuntu Mark Shuttleworth batizou o a versão 10.10 do sistema GNU/Linux como “Maverick Meerkat” (algo como “Suricato Independente”) e revelou parte dos planos estratégicos do sistema.” Fonte: br-linux

O under-linux descreve que o Ubuntu 10.10 é a primeira versão standard disponível após o lançamento do terceiro LTS (Long Term Support), o Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx. Uma das mudanças mais marcantes para o usuários nessa nova versão, é a actualização de seu design e aparência (seu look and feel).

Mas a primeira novidade mesmo o usuário já percebe no instalador da distribuição, totalmente remodelado. Para aqueles que resolverem fazer uma instalação “do zero” do Ubuntu 10.10 em seus computadores (e não utilizarem o aplicativo de upgrade presente em todas as versões atuais do Ubuntu), notarão um “extra”: um instalador mais simplificado ainda para esse Maverick Meerkat.

Quanto ao sistema de arquivos, o Ubuntu 10.10 já suporta o Btrfs. o mesmo não aparece na formatação padrão, sendo ainda utilizado o ext4. Mas se desejar escolher pelo particionamento manual, encontrará o Btrfs disponível como escolha entre os sistemas de arquivos a disposição na instalação. Para aqueles que escolherem utilizar o Btrfs como sistema de arquivos padrão, deverá escolher antes que que a partição /boot esteja ativada com um sistema de arquivos diferente do próprio Btrfs.

O suporte a hardware também continua a melhorar a cada nova versão. Tanto que atualmente o Ubuntu já é reconhecido por seus usuários como uma distribuição que “reconhece tudo” em seus computadores.

O Ubuntu 10.10 é baseado na versão 2.6.35 do kernel Linux, e vem embarcado com seu (até então) eterno ambiente de desktop – o GNOME – atualmente na versão 2.32.0.

E finalmente nessa versão, a fonte especialmente criada para o Ubuntu já vem embarcada como padrão de interface. Já o “Software Center” está oferecendo duas novas categorias para os usuários – “Featured” e “What’s new” – além de um histórico de quais softwares já foram instalados ou removidos. Você também já encontrará software a venda através da interface desse aplicativo.

Na categoria de aplicativo para imagens, o UBuntu 10.10 finalmente substitui o F-Spot pelo Shotwell (ainda na versão 0.7.2). COmo cliente de e-mail, essa versão já vem embarcada com o novíssio cliente de e-mai Evolution 2.30.2. Essa versao já opera muito mais rapido que a embarcada nesse último LTS, e vale realmente a pena migrar para a versão mais nova desse cliente de e-mail.

Já o Gwibber vem atualizado paa trabalhar com o novo sistema de autenticação “OAuth-only” do Twitter. O Maverick Meerkat também vem embarcado com várias actualizações de pacotes como a aplicação de gravação de discos Brasero, a versão 3.6.10 do navegador Firefox, além do ciente de BitTorrent Transmission na versão 2.04, e com a última versão do conjunto de aplicativos para escritório OpenOffice,org – a versão 3.2.1.

Para baixar a imagem de CD do UBuntu 10.10, pode-se acessar também o site oficial do Ubuntu em http://ubuntu.com. Logo na primeira página você já vê um link enorme apontando o download. Depois, crie um CD a partir da imagem baixada, instale e divirta-se.

Eu já baixei, e você o que está esperando.

Grande abraço e Ubuntu a todos

Robson

ago

10

17o. Debian Day – Dia D

By Robson Soares

O 17o. Dia D, será realizado no dia 21 de agosto de 2010, na ANHANGUERA UNIDERP. Com certeza estarei participando e convido a todos para participarem deste evento tão importante para toda a comunidade de software livre.

Abraço a todos e espero vocês lá

Robson

jul

22

Linus Torvalds no Brasil pela primeira vez

By Robson Soares

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento do Linux, anunciou hoje que está expandindo sua principal conferência Linux, a LinuxCon, ao Brasil. A LinuxCon Brazil acontecerá de 31 de agosto a 1 de setembro de 2010 em São Paulo, Brasil. (Software Livre Brasil, 2010).

Pré-inscrições abrem hoje, assim como a Chamada para Participação (Call for Participation – CFP). Para inscrever-se e/ou submeter um tópico para consideração, por favor visite o site da LinuxCon Brasil.

O Brasil por um longo tempo tem sido reconhecido como um dos países com maior crescimento em adoção de Linux. O governo Brasileiro foi um dos primeiros a subsidiar PCs baseados em Linux para seus cidadãos com o PC Conectado, uma iniciativa de computador livre de impostos lançada em 2003. Quase uma década depois, o Linux está em passo acelerado tanto em adoção por empresas quanto sua funcionalidade ao redor do mundo. A ativa e conhecedora comunidade brasileira de usuários de Linux, desenvolvedores e executivos trazem uma importante perspectiva ao processo de desenvolvimento e ao futuro do Linux.

“O Brasil lidera muitos outros países em sua adoção de Linux e é uma crescente base de desenvolvimento. A hora é apropriada para levar a mais importante conferência Linux da indústria ao Brasil”, disse Jim Zemlin,diretor executivo da “The Linux Foundation”. “A LinuxCon Brasil irá prover um fórum neutro no qual os interessados de toda parte do país podem unir-se à comunidade do kernel e comunidades de negócios globais para avançar a plataforma.”

Palestrantes confirmados para a LinuxCon Brasil incluem o criador do Linux, Linus Torvalds, e o líder de manutenção do Linux, Andrew Morton, que juntos apresentarão a discussão central sobre o futuro do Linux, moderada por Jim Zemlin, da “The Linux Foundation”.

Outros palestrantes confirmados incluem:
• James Bottomley, distinto engenheiro da Novell e mantenedor do subsistema SCSI no Linux Kernel, o port “Linux Voyager” e o driver 53c700;
• Jon Corbet, desenvolvedor do Linux kernel e editor da Linux Weekly News (LWN – http://www.lwn.net);
• Thomas Gleixner, mantenedor da arquitetura Intel (x86);
• Ian Pratt, arquiteto-chefe do projeto Xen, presidente da xen.org e vice-presidente da Citrix; e
• Ted Ts’o, primeiro desenvolvedor norte-americano no Linux kernel e funcionário do Google.

Com apoio em nível “platinum” através dos patrocinadores Globo.com e Intel, Caixa e Locaweb como patrocinadores “gold”, e 4Linux e Citrix como patrocinadores “silver”, a LinuxCon Brasil trará uma união única de desenvolvedores-chave, administradores, usuários, gerentes comunitários e experts da indústria. Esta foi desenvolvida para encorajar colaboração e apoiar futura interação entre o Brasil e o restante da comunidade global de Linux. A conferência incluirá apresentações, tutoriais e sessões informais (“birds of a feather”) que seguem trilhas para desenvolvimento, operações de TI e negócios.

Eventos da Linux Foundation proveem a desenvolvedores, experts em operações de TI, usuários finais e executivos da indústria com fórum neutro (sem relação a empresas específicas) e sem fins lucrativos no qual colaboração e educação avançam o conhecimento e aceleram o avanço do Linux. Os eventos proveem uma plataforma para revelação e discussão de novos desenvolvimentos em torno de Linux e software livre em geral. Para obter mais informações sobre todos os eventos da Linux Foundation, por favor visite: http://events.linuxfoundation.org

Sobre a Linux Foundation:
The Linux Foundation é um consórcio com fins não-lucrativos dedicado a promover o crescimento do Linux. Fundada em 2007, a Linux Foundation patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e é apoiada por desenvolvedores e empresas líderes em Linux e software livre ao redor do mundo. A Linux Foundation promove, protege e padroniza o Linux através de grupos de trabalhos, eventos e recursos online tais como o http://www.linux.com. Para mais informações, por favor visite o site da Linux Foundation: http://www.linuxfoundation.org

Inscrições: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/register
Call For Participation: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/cfp
Site da LinuxCon Brazil: http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil

Fonte: http://www.linuxfoundation.org[...]tion-announces-linuxcon-brazil

jun

24

Significado da palavra Ubuntu

By Robson Soares

Olá pessoal,

Eu como usuário do Ubuntu, fiquei muito contente com a matéria da Globo sobre o significado da palavra. Para quem tinha alguma dúvida do significado assista o vídeo.

Abraço a todos e Ubuntu para todos nós

Robson

nov

3

Apoio do Departamento de Defesa dos EUA ao uso do open source

By Robson Soares

Organização informa que softwares de código aberto são tão importantes quanto softwares comerciais e devem ser considerados em decisões de compras.

O Departamento de Defesa norte-americano afirmou sua posição em relação a softwares de código aberto, dizendo que a categoria open source é equivalente aos softwares comerciais em quase todos os casos e que deve, por lei, ser considerada pela agência na decisão de qualquer compra tecnológica.

O memorando, divulgado na quinta-feira (29/10), não foi uma declaração política, mas sim uma clarificação sobre o apoio ao uso de software open source (OSS) pela instituição.

O Departamento de Defesa afirmou que o OSS se encaixa na definição de “software de computador comercial” e que as agências executivas devem incluir essa categoria quando avaliar programas necessários para a corporação.

Entre as informações, a organização apontou uma lista de aspectos positivos do open source. Também foi feita uma distinção em relação aos softwares livres e software de código aberto, algo que já havia criado confusões anteriormente.

Desenvolvido em frente à Administração Obama, o memorando define OSS como “software que tem seu código fonte disponível para utilização, estudo, reutilização, modificação, melhora e redistribuição por parte dos usuários”.

Disputa
No mesmo dia, o Conselho da Cidade de Los Angeles decidiu, por votação, adotar o sistema de aplicativos da web Google Apps para substituir os serviços antigos de e-mail e internet do governo, da Microsoft. A decisão foi importante na disputa entre softwares de código aberto e comerciais, segundo um post em um blog da Microsoft.

O pacote Google Apps inclui os serviços Gmail, para e-mail, e Google Docs, pacote de softwares online de escritório. A maior parte dos dados de e-mail de Los Angeles será armazenada nos data centers do Google, ao invés de computadores e servidores locais.

Referência: computerworld

ago

24

BSRSoft investirá R$ 850.000 em desenvolvimento no Ubuntu Linux

By Robson Soares

A BSRSoft começou a partir de julho deste ano a empregar em tempo integral 11 engenheiros de software para colaborar com o desenvolvimento do Ubuntu Linux, famosa distribuição da empresa Canonical de origem sul-africana.

Nos próximos 12 meses nosso investimeno deverá ser de R$ 850.000 em colaborações em a?eas como:

Melhorias na ferramenta EC2-like de computação em nuvem do Ubuntu
Desempenho e usabilidade do desktop de olho em computação corporativa
Testes e homologação do EXT4 para o mercado corporativo
Colaboração na criação de documentação para migração MS Windows -> Ubuntu Linux para o mercado corporativo
Melhorias que facilitem a utilização de nossos sistemas de ERP/CRM na plataforma e que ao mesmo tempo facilitem o uso de outros sistemas abertos de gerenciamento
outras coisas
O grosso do investimento será gasto em P&D e na ajuda na resolução de bugs conhecidos e que afetam o dia-a-dia do uso em empresas.

Essa notícia no blog da BSRSOFT, anima ainda mais os usuários do Ubuntu, pois mostra que o projeto tem a credibilidade necessária para ganhar apoio de diversas outras empresas. O Karmic Koala que vai ficar conhecido como o Ubuntu 9.10 que dará melhor suporte para Cloud Computing utilizando algumas API’s da Amazon EC2, e dar assim uma vida fácil para quem quiser começar o seu próprio cloud utilizando ferramentas totalmente abertas.

Do lado do desktop está previsto um boot mais rápido e mais bonito tendo em consideração o uso do Plymouth da Red Hat. O objetivo é ter um ambiente mais limpo e apelativo não deixando a performance de lado, espera-se que o Ubuntu 9.10 consiga fazer o boot num netbook em 25 segundos.

Fonte: http://www.ubuntero.com.br/?p=696

ago

16

Evento 16o diad debianMS

By Robson Soares

Olá pessoal,

Participei ontem do evento do Dia D – Debian MS. Assisti as palestras “Drupal – Views e WebForms” com o Luiz Carvalho e também “Shell Script” com os palestrantes Hudson e Clóvis. Foram muito boas as palestras.

O Luiz é dono da empresa AlgTec e passou muitas dicas e como instalar e configurar o Drupal, que é um framework para criação de websites para gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management Systems). Parabéns Luiz pela palestra, foi muito esclarecedora. Ele fez o site do evento usando o Drupal e mostrou muitos detalhes do desenvolvimento.

A palestra de Shell Script foi muito bacana também, onde os palestrantes focaram a aplicabilidade do shell e demonstraram vários exemplos interessantes de seu uso. O que chamou a atenção foi a pouca idade dos palestrantes, e isso serve de motivação para todos, onde eles foram e disponibilizaram seus conhecimentos e encararam a platéia de uma forma corajosa e com muita qualidade.

Parabéns aos organizadores do evento e a todos os palestrantes e participantes

Um abraço a todos

Robson